Ruy comemora inclusão de terapias no rol da ANS e segue na luta por outros procedimentos

O deputado federal Ruy Carneiro (PSC) comemorou a inclusão da terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e de outros procedimentos no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar. A incorporação aconteceu na tarde desta quinta-feira (23), durante a 14º reunião extraordinária da diretoria colegiada da ANS.

Ruy destacou que essa conquista não ficou limitada aos pacientes com autismo e foi ampliada para outros transtornos globais do desenvolvimento.

“Hoje é mais um dia histórico na luta pelos direitos e garantias dos pacientes brasileiros. É importante agradecer ao diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello, e a todos os membros da Agência pela sensibilidade e agilidade na resolução dessa questão. Os benefícios da terapia Aba e dos demais procedimentos incluídos no rol são comprovados cientificamente e contribuem de forma significativa para o desenvolvimento de pessoas com os mais diversos transtornos. Seguiremos na luta para que outras demandas urgentes e semelhantes também possam ser atendidas pela ANS.”, completou o deputado.

A representante do Movimento Pais de Autistas da Paraíba, Paloma Marinho, destacou a importância da terapia para o desenvolvimento dos pacientes.

“Essa é uma conquista muito aguardada pelos pais e familiares de pacientes com autismo, pois garante um dos tratamentos mais efetivos e que mais contribuem para o desenvolvimento dos pacientes, que é o ABA. Precisamos agradecer a todos aqueles que estiveram empenhados nessa luta e reforçar a importância de seguir unidos para que possamos avançar cada vez mais na busca por benefícios e pelos nossos direitos”, afirmou Paloma.

A decisão torna obrigatória a partir de 1º de julho de 2022, a cobertura para qualquer método ou técnica indicado pelo médico assistente para o tratamento do paciente que tenha um dos transtornos enquadrados na CID F84, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

A normativa também ajustou o anexo II do Rol para que as sessões ilimitadas com fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas englobem todos os transtornos globais de desenvolvimentos.

 

Assessoria

Últimas notícias

Tovar destaca reencontro histórico entre grupos políticos e reforça aliança em torno da pré-candidatura de Cícero Lucena

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) destacou, nesta sexta-feira (30), a construção de uma…

31 de janeiro de 2026

Após audiência de custódia, Justiça mantém prisão de mulher que confessou morte da mãe na Paraíba

A Justiça da Paraíba manteve a prisão da mulher que confessou ter assassinado a própria…

31 de janeiro de 2026

Banhistas devem evitar quatro trechos de praia do Litoral paraibano

A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) emitiu relatório de balneabilidade com o…

31 de janeiro de 2026

Romero diz que união das oposições no 1° turno das eleições é fundamental: “O bom senso recomenda”

Em entrevista ontem (29), à imprensa campinense o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), revelou que…

31 de janeiro de 2026

Defesa de João Lima pede habeas corpus; cantor foi preso por violência doméstica

Nesta sexta-feira (30), a defesa do cantor João Lima entrou com pedido de habeas corpus.…

31 de janeiro de 2026

Homem apontado como líder de organização criminosa no Litoral Sul da PB é preso em hospital de JP

Apontado pela Polícia Civil como líder de uma organização criminosa com atuação no Litoral Sul…

31 de janeiro de 2026