Categorias: Política

Ruy celebra criação da Universidade do Esporte e reforça histórico de apoio ao setor

A prática esportiva como ferramenta de mudança social segue entre as prioridades do deputado federal Ruy Carneiro, que celebrou a aprovação da Universidade Federal do Esporte (UFEsporte) pela Câmara dos Deputados. Conhecido por sua trajetória dedicada ao incentivo esportivo, o parlamentar destaca que esse é mais um passo decisivo para ampliar o poder de alcance do desporto como ferramenta de ciência e inclusão em todo o país.

“O esporte e a educação são os caminhos mais curtos para transformar vidas e dar dignidade aos nossos jovens. A criação desta universidade é a realização de um sonho para quem acredita no talento brasileiro. Vou continuar trabalhando firme para que a estrutura chegue na ponta, potencializando a formação de profissionais voltados para a prática esportiva e ampliando ainda mais a formação de grandes desportistas”, afirmou o parlamentar de forma enfática.

A criação da nova instituição, que agora segue para o Senado, será pública e gratuita.  Para Ruy, 
a UFEsporte vai ampliar ainda mais a formação de profissionais especializados e o desenvolvimento de tecnologias para o alto rendimento. 

Histórico em favor do esporte

A atuação política e administrativa de Ruy é marcada por ações pioneiras em projetos que associam esporte, cultura e educação. No período em que ocupou o cargo de secretário de Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba, ele reformulou o Bolsa Atleta, aumentando em 50% o número de beneficiados e garantindo auxílios de até R$ 2 mil para nomes que se tornaram referência no Brasil, como a corredora Pretinha e o lutador Cara de Sapato. 

Outro marco de sua gestão foi o programa Ginásio Cidadão, que levou mais de mil alunos da rede pública para atividades no ginásio Ronaldão no contraturno escolar, todos com transporte, alimentação e fardamento.

Em 2023, em uma iniciativa de destaque, o deputado abriu mão de recursos do auxílio-mudança, que ele é contra o recebimento e abre mão dos valores, para custear a participação de atletas em competições nacionais e internacionais. Esse suporte resultou em títulos brasileiros e sul-americanos para jovens talentos do jiu-jitsu, luta olímpica e corridas de rua.

Além do apoio individual, Ruy ainda destinou cerca de R$ 10 milhões para entidades sociais que usam o esporte como ferramenta educativa. Instituições como as Irmãs Padre Mazza, no Alto do Mateus, e a Associação Beneficente São José, em Mangabeira, são exemplos de locais beneficiados. Nesses espaços, crianças e adolescentes de comunidades carentes encontram no esporte uma alternativa segura e saudável para o desenvolvimento pessoal.

PB Agora

Últimas notícias

Galo da Madrugada deve arrastar mais de 2 milhões de pessoas ao som de 30 trios elétricos

Galo da Madrugada deve arrastar mais de 2 milhões de pessoas ao som de 30…

13 de fevereiro de 2026

João Pessoa está entre os destinos nacionais mais procurados para o Carnaval de 2026

Levantamento da plataforma Decolar mostra que João Pessoa está na 13ª posição no ranking de…

13 de fevereiro de 2026

Cerveja pode virar vilã do bolso do folião com variação de quase 100% no preço, em CG

Com a chegada do Carnaval, o consumo de bebidas aumenta e o bolso do folião…

13 de fevereiro de 2026

Além de Valdemar, Flávio Bolsonaro deve vir à PB em fevereiro para alinhar estratégia eleitoral

Em meio ao processo de consolidação de uma candidatura presidencial, o senador Flávio Bolsonaro (PL)…

13 de fevereiro de 2026

“Cenário será outro”, alerta Hervázio sobre Léo na PMJP e saída de João Azevêdo do Governo em abril/2026

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (12), o deputado estadual Hervázio Bezerra afirmou…

13 de fevereiro de 2026

Passageiros são presos com carga irregular de iPhones e iPads no Aeroporto Castro Pinto

A Polícia Federal realizou, na noite dessa quinta-feira (12), uma operação de fiscalização no Aeroporto…

13 de fevereiro de 2026