A prática esportiva como ferramenta de mudança social segue entre as prioridades do deputado federal Ruy Carneiro, que celebrou a aprovação da Universidade Federal do Esporte (UFEsporte) pela Câmara dos Deputados. Conhecido por sua trajetória dedicada ao incentivo esportivo, o parlamentar destaca que esse é mais um passo decisivo para ampliar o poder de alcance do desporto como ferramenta de ciência e inclusão em todo o país.
“O esporte e a educação são os caminhos mais curtos para transformar vidas e dar dignidade aos nossos jovens. A criação desta universidade é a realização de um sonho para quem acredita no talento brasileiro. Vou continuar trabalhando firme para que a estrutura chegue na ponta, potencializando a formação de profissionais voltados para a prática esportiva e ampliando ainda mais a formação de grandes desportistas”, afirmou o parlamentar de forma enfática.
A criação da nova instituição, que agora segue para o Senado, será pública e gratuita. Para Ruy,
a UFEsporte vai ampliar ainda mais a formação de profissionais especializados e o desenvolvimento de tecnologias para o alto rendimento.
Histórico em favor do esporte
A atuação política e administrativa de Ruy é marcada por ações pioneiras em projetos que associam esporte, cultura e educação. No período em que ocupou o cargo de secretário de Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba, ele reformulou o Bolsa Atleta, aumentando em 50% o número de beneficiados e garantindo auxílios de até R$ 2 mil para nomes que se tornaram referência no Brasil, como a corredora Pretinha e o lutador Cara de Sapato.
Outro marco de sua gestão foi o programa Ginásio Cidadão, que levou mais de mil alunos da rede pública para atividades no ginásio Ronaldão no contraturno escolar, todos com transporte, alimentação e fardamento.
Em 2023, em uma iniciativa de destaque, o deputado abriu mão de recursos do auxílio-mudança, que ele é contra o recebimento e abre mão dos valores, para custear a participação de atletas em competições nacionais e internacionais. Esse suporte resultou em títulos brasileiros e sul-americanos para jovens talentos do jiu-jitsu, luta olímpica e corridas de rua.
Além do apoio individual, Ruy ainda destinou cerca de R$ 10 milhões para entidades sociais que usam o esporte como ferramenta educativa. Instituições como as Irmãs Padre Mazza, no Alto do Mateus, e a Associação Beneficente São José, em Mangabeira, são exemplos de locais beneficiados. Nesses espaços, crianças e adolescentes de comunidades carentes encontram no esporte uma alternativa segura e saudável para o desenvolvimento pessoal.
PB Agora








