Categorias: Política

Rômulo diz a quem convida que o PSD não terá tempo no guia?

Dentre os tantos argumentos que o vice-governador da Paraíba e presidente estadual do recém-criado PSD utiliza para atrair lideranças para a legenda, um, certamente, não é colcoado na mesa de negociações: o de que o PSD nasce sem ter direito a tempo de guia eleitoral no rádio e na TV.

Isso mesmo. A decisão que garantiu a criação do PSD não garantiu que o partido terá agregado o tempo correspondente de seus deputados federais vindos de outras legendas, para que os pretensos candidatos em 2012 tenham o que os marketeiros consideram fundamental para uma eleição: tempo de guia eleitoral.

E, convenhamos, todos sabem que as mudanças ocorridas nos processos eleitorais nos últimos anos só fortaleceram a mídia eletrônica. Os comícios, as passeatas e carreatas, atualmente, são feitos, sempre, em função da captação de imagens para a TV ou de áudios para os programas de rádio.

Levar gente para as atividades de campanha tem, atualmente, a função primordial de conseguir as melhores cenas para o guia da TV; ou para se conseguir os áudios que se quer para a ilustração do guia de rádio. Tanto que, nos últimos anos, os discursos proferidos nas atividades de rua são orientados para que se ‘encaixem’ nos tempos certos para uso em rádio e TV.

Para tentar conseguir um tempinho nos guias Brasil afora, o PSD deve travar outra batalha judicial. E, diferentemente da primeira, que foi a de garantir seu registro, as chances de sucesso são bem menores. Além do mais, tempo de TV é uma das moedas mais valiosas colocadas à mesa das negociações para definir as coligações eleitorais.

Reportagem recente do jornal O Estado de São Paulo diz que o PSD terá somente 54 segundos de propaganda eleitoral. O Estadão compara a situação do PSD à de siglas pequenas no Congresso Nacional, como PCB, PRTB e PCO – com todo respeito a estas siglas. Os três também tiveram 54 segundos de tempo de TV em 2010. Dá pra dizer ‘meu nome é Enéas’!!!

O jornalista José Cácio Júnior diz que a questão é clara: a legislação eleitoral sustenta que o tempo de TV é calculado conforme a bancada federal eleita pelos partidos. Caso em que o PSD não se enquadra.

Outro revés aponta dificuldades no caminho do PSD: o Ministério Público Eleitoral encaminhou parecer ao TSE negando às novas legendas benefícios de partidos criados por fusão. Sem tempo de TV, o poder de fogo da legenda para 2012 diminui bastante, principalmente nos municípios que transmitem propaganda eleitoral gratuita.

É bom pensar duas vezes antes de tomar a decisão, pessoal…

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026