A Paraíba o tempo todo  |

Romero solicita ao Governo Federal a reconstrução de Camará

Romero Rodrigues solicita ao Governo Federal estudos para a reconstrução de Camará

O deputado federal Romero Rodrigues apresentou requerimento na Câmara dos Deputados, em Brasília, solicitando ao Governo Federal, mais precisamente ao Ministério da Integração Nacional, para que sejam realizados estudos urgentes para a reconstrução da barragem de Camará, visando abastecer vários municípios do Brejo paraibano.

Rodrigues lembra que o rompimento da Barragem de Camará ocorreu na noite do dia 17 de junho de 2004, inundando parte dos municípios paraibanos de Alagoa Grande, Alagoa Nova e Mulungú. A tragédia provocou a morte de 05(cinco) pessoas e deixou cerca de 3.000(três mil) desabrigados. Muitos agricultores ficaram sem suas plantações e seus rebanhos.

Hoje, sete anos após o rompimento da barragem, as marcas da tragédia ainda estão espalhadas pela cidade e não saem do imaginário popular. Com a reconstrução da barragem de Camará, segundo parlamentar, os municípios do Brejo paraibano voltarão a serem abastecidos por ela, haja vista que com o desastre ocorrido foi inevitável o desabastecimento de água em toda na região. Quando estiver pronta a barragem vai abastecer as cidades de Alagoa Nova, Alagoa Grande, Areia, Remígio, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Areial, Esperança, Lagoa Seca, Algodão de Jandaíra e Montadas.

Diversos impactos negativos foram trazidos com o rompimento da Barragem de Camará, como: perda de bens materiais, de imóveis, do patrimônio público, da reserva hídrica, a morte de animais e de seres humanos, desequilíbrios emocionais, econômicos, ecológicos e agrícolas; e como impacto positivo, a solidariedade. Várias espécies animais e vegetais foram afetadas. A agricultura e o comércio foram os setores mais atingidos pelo desequilíbrio econômico.

Dessa forma Romero reivindica estudos urgentes para a reconstrução da barragem de Camará, visando abastecer vários municípios do Brejo paraibano, o que sugerimos a Vossa Excelência, por importante e urgente, a presente medida.

 

PB Agora

com Assessoria

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe