A Arquidiocese da Paraíba divulgou ontem a programação da 29ª edição da Romaria da Guia, na cidade de Lucena, Litoral Norte do Estado, programada para esta sexta-feira (12). A Festa da Guia é realizada há mais de 100 anos, mas a Romaria começou a partir de 1990. Muitos fiéis participam da caminhada do Centro de Lucena até o Santuário na zona rural do município, no Litoral Norte da Paraíba.

 

O percurso da Romaria é de aproximadamente 10 quilômetros e atrai participantes de todas as regiões da Paraíba e de estados vizinhos. De acordo com a programação, o local de concentração e saída dos fiéis será a Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus Menino, no Centro de Lucena. Em seguida, está programada, para às 8h, missa campal no pátio do Santuário da Guia, presidida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.

 

O ato religioso será acompanhado pelos freis Rômulo Davi da Silva, José Adriano Gomes da Silva (Prior), Fábio Rodrigues da Silva e Rômulo Davi da Silva, além do diácono Eduardo Jorge de Aquino Lima.

Santuário da Guia

 

Os carmelitas chegaram à Paraíba em 1591. Depois de fundarem o convento e a igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Centro de João Pessoa, eles iniciaram uma missão ao norte do Rio Paraíba, no alto de uma colina, local onde existia uma povoação indígena, para realizar um trabalho social e catequético com os nativos.

 

A construção da igreja de Nossa Senhora da Guia teve início no final do século XVI e foi concluída na] segunda metade do século XVIII. É uma construção sólida em pedra calcária, com um efeito plástico que caracteriza o estilo barroco tropical (uma das únicas do gênero no Brasil). Já no interior da igreja há obras de arte no estilo rococó.

 

Redação

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

STF nega pedido de Berg Lima para retorno à Prefeitura de Bayeux

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Tofolli negou o pedido de suspensão de liminar apresentado pelo prefeito afastado de Bayeux, Berg Lima para retorno ao cargo no Executivo…

Presidente do PT-PB aponta “guerra das oligarquias” dentro do grupo de Romero

Por meio das suas redes sociais o presidente estadual do PT-PB Jackson Macedo voltou ontem (09), a usar uma matéria do portal, para expressar seu lamentos sobre o que estipulou…