O deputado estadual Rodrigo Soares (presidente do PT da Paraíba) enviou um total de 109 emendas à Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) 2011, que vem tramitando atualmente na Assembleia Legislativa da Paraíba e que deverá ser votada até o final de junho pelo plenário da Casa. As emendas atendem às reivindicações de mais de 40 municípios paraibanos e um dos focos principais do parlamentar está na ampliação e interiorização do ensino superior público na Paraíba.
Rodrigo reivindica, por exemplo, a instalação de campi da Universidade Estadual da Paraíba em Caaporã, Piancó e Sapé e ainda pede a reestruturação dos campi já existentes. “Estas emendas estão em sintonia com o projeto sem precedentes do Governo Federal de ampliação do ensino superior público”, define Rodrigo.
O deputado petista abordou ainda em suas emendas à LDO 2011 áreas como ensino fundamental e médio, habitação, saneamento básico, construção de adutoras e espaços de esporte e lazer para a juventude.
Nesta última, ele incluiu instalação do Conselho Estadual de Juventude (Cejup) e a construção de várias praças de juventude, para receber os jovens que terão opções alternativas e gratuitas de diversão. Dentre as emendas apresentadas por Rodrigo, ele prevê a construção deste tipo de área em municípios como Campina Grande, João Pessoa, Mamanguape, Picuí, São Miguel de Taipu, Sapé e Sobrado. Além da construção de pelo menos seis ginásios poli-esportivos que atenderão diferentes cidades paraibanas.
Com relação às questões hídricas da Paraíba, Rodrigo Soares promete trabalhar pela inclusão da Bacia do Rio Piancó nas obras de transposição do Rio São Francisco, a partir da construção de uma adutora a ser construída no Vale do Piancó. “Temos que aproveitar as obras no São Francisco para integrar algumas regiões que poderão ser amplamente beneficiadas com o projeto”, desataca. E paralelo a isto, ele solicita também uma série de estações de tratamento de esgotos para atender as localidades que ainda não possuem este tipo de serviço.
Para a LDO de 2011, o petista incluiu também emendas que reestruturam e ampliam estradas estaduais que ligam uma série de municípios paraibanos, mas que atualmente sofrem com os buracos e com a má conservação. “Classificamos estas vias como fundamentais para a interligação dos municípios e para o desenvolvimento das economias locais”, define.
Por fim, o presidente estadual do PT paraibano lembrou de outras bandeiras de luta de seu mandato e que foram contempladas nas emendas apresentadas por ele à Lei de Diretrizes Orçamentária de 2011.
São campanhas em defesa da criança e do adolescente e em combate à exploração sexual infantil; capacitação dos profissionais que exercem trabalhos de apoio junto à comunidade GLBT; campanha de desenvolvimento sustentável de comunidades indígenas, ciganas e quilombolas; execução de programas empreendedores de geração de emprego e renda para a aquicultura e pesca; e ações de divulgação e publicidade para vender a Paraíba como destino turístico no resto do Brasil e no exterior.
Ascom
A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…
O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…
O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…
A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…
Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…