A Paraíba o tempo todo  |

Roberto marca para dia 14 audiência para discutir dívidas de agricultores com BNB

O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) confirmou hoje a data da audiência pública que será realizada na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal para debater o endividamento de produtores e agricultores paraibanos junto ao Banco do Nordeste do Brasil – BNB.

A audiência, que reunirá representantes dos setores agrícolas e da pequena indústria e comércio de vários estados nordestinos, ocorrerá na terça-feira, dia 14. O presidente do BNB, Roberto Smith, foi convocado.

Somente no Estado, segundo a Associação dos Mutuários de Crédito Rural da Paraíba, mais de 30 mil famílias foram negativadas e seus bens vêm sendo executados.
"O Banco precisa explicar porque suas taxas e correções inviabilizam o pagamento das dívidas, fazendo com que um pequeno produtor, ao tomar um empréstimo, se submeta ao risco de perder todos os bens da família", disse o senador, que acrescentou:

"O BNB deveria ser um banco desenvolvimentista, mas se comporta como um mero banco comercial", criticou o parlamentar, ilustrando com o caso de um agricultor de Uiraúna que tomou emprestado R$ 36 mil e agora tem saldo devedor de R$ 220 mil.

"Isso tem que ter um basta – o País precisa entender que o pequeno empreendedor é a mola propulsora do desenvolvimento". O parlamentar disse ainda que uma instituição de fomento como o BNB não pode, ao invés de injetar ânimo, ser um agente de crise.

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe