Categorias: Política

Ricardo tem a oportunidade de, realmente, fazer história

O governador eleito da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) tem uma oportunidade ímpar de, realmente, fazer história na Paraíba. Não basta apenas ter sido o mais votado até aqui, desbancando o então campeão, Cássio Cunha Lima (PSDB). Nem, também, ter sido o primeiro pessoense a se eleger para o cargo. É preciso marcar a história pelas ações e pelos posicionamentos e ele sabe disso.

Primeiro, Ricardo pode fazer a diferença sendo diferente dos demais. Se a abertura das urnas indicou-lhe o cargo de governador, que a eleição fique para trás. Não apenas no discurso, mas na prática mesmo. Nada daquelas picuinhas que vemos sempre. Depois, pode aproveitar a tal transição e começar um governo com os olhos para o futuro.

Até porque, todos devem lembrar, Ricardo não cansava de repetir, durante as entrevistas e os debates dos quais participou no período eleitoral, que queria uma Paraíba olhando para o futuro, não olhando para o passado. Ele sempre dizia, também, que queria ser um governador “para acabar com essa briga entre dois grupos, que não leva a nada”.

Neste aspecto, ele terá que ter um pulso extremamente firme. É que, como todos sabem, não será possível, a Ricardo, governar sem a participação do PSDB e do DEM, os dois principais partidos que o apoiaram. E, neste caso, Leia-se ceder espaços na administração para aliados de Cássio Cunha Lima e Efraim Moraes, políticos que, na minha opinião, não tem interesse algum em seguir esta máxima sugerida pelo governador eleito.

O pulso firme de Ricardo será o de não apenas ele próprio não olhar para trás, mas seus auxiliares também. Não adiantaria um governo em que o mandatário tem um posicionamento e seus auxiliares outro, oposto. Esta talvez seja a tarefa mais difícil para o futuro governador.

Ricardo, olhando por este ponto de vista, pode escolher entre ser diferente dos outros, confirmando o que disse durante a campanha e conquistando esta diferença que todos apregoam, mas não adotam, efetivamente; ou seguir o caminho dos demais e passar pelo governo sem deixar uma marca diferenciada.

Eu aposto na primeira opção…

Últimas notícias

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

16 de fevereiro de 2026

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026