Ao fazer um balanço do primeiro semestre, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), revelou que não abriu mão de construir a nova sede do Poder Legislativo Estadual. Ele informou que já há um consenso entre todos os parlamentares "que a atual sede já não comporta as necessidades do Legislativo e dos cidadãos e que não há mais como fazer investimentos no atual prédio".
Ricardo Marcelo disse que espera do Governo do Estado a doação de um terreno, para que o projeto saia do papel. "É o ponto inicial. Temos que ter um terreno próprio. Para isso, esperamos contar com a parceria do Governo do Estado e conseguir a doação desse terreno", afirmou.
Ele mostrou que, atualmente, o Legislativo encontra com dificuldades porque não há mais espaços para gabinetes, departamentos, diretorias e outros órgãos que funcionam na Assembleia. "A nossa instalação já não permite mais que continuemos aqui, porque não há mais espaços. Não compensa mais fazer investimentos nesse prédio atual. Esperamos a cooperação do Governo, para que seja doado um espaço e para que possamos construir uma nova sede", disse.
O presidente Ricardo Marcelo observou que a Paraíba hoje é único Estado do país onde sua Assembleia Legislativa não dispõe de uma nova sede. "Todos os outros estados fizeram uma sede nova, inclusive a Assembleia Legislativa do Maranhão foi concluída recentemente", ressaltou.
Ele lembrou que na gestão do ex-governador Cássio Cunha chegou a haver um entendimento com o Executivo, mas o terreno que seria doado tinha problemas ambientais e não foi possível dar continuidade ao projeto de construção da nova sede. "Vamos procurar parcerias. Se for preciso, partiremos para uma Parceria Público Privada (PPP). Acho inviável fazer investimentos no atual prédio. Aqui, não temos garagem, não temos espaços para os jornalistas, não temos espaços para funcionários e nem como recebem bem as pessoas que vêm aqui. Todos os gabinetes estão apertados", comentou.
Diálogo com líderes
Para Ricardo Marcelo, o primeiro semestre foi extremamente positivo para o Poder Legislativo. "Conseguimos com o diálogo junto a todos os líderes partidários, através do Colegiado, que se reuniu na terça e na quarta-feira, limpar a pauta da Casa", afirmou.
Ele lembrou que habitualmente vem reunindo o Colegiado de Líderes e, mais uma vez, esse consenso foi importante para destravar a pauta de votação. Na sessão da quarta foram votadas 76 matérias, incluindo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Na sessão desta quinta-feira (16) foram aprovadas mais 21 matérias. "Só tenho é que agradecer à deputada Léa Toscano, aos deputados Edmilson Soares, Antônio Mineral, João Henrique, Anísio Maia, Branco Mendes, João Henrique, Arnaldo Monteiro, Domiciano Cabral, Gervásio Filho e André Gadelha, que participaram dessas reuniões. Tenho que agradecer de forma especial aos 36 deputados por esse consenso", afirmou.
Duodécimo
O presidente do Legislativo disse que, assim como todos os outros Poderes, espera que em agosto o Executivo recomponha o duodécimo. "Todos os Poderes atenderam o apelo do senhor governador e houve um acordo de cavalheiros, para que em agosto houvesse a recomposição do duodécimo. É o que esperamos que aconteça", disse.
Segurança
Ele confirmou ainda que estuda a contratação de uma equipe de segurança para o Poder Legislativo, para evitar novos episódios como o da instalação de uma escuta telefônica em seu gabinete, que foi descoberta após uma varredura eletrônica. "Nós estaremos trazendo para dentro da Casa uma equipe de segurança, para que agente possa ter mais paz e sossego aqui dentro", afirmou.
Redação com Ascom
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Mais de 100 municípios paraibanos estão sob alerta de baixa umidade do ar entre sábado…
A Polícia Federal informou neste sábado (27) que cumpre dez mandados de prisão domiciliar, com…
O presidente do PL na Paraíba e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga, confirmou, na noite…
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro postou neste sábado (27) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou…
A diretoria do Campinense Clube oficializa neste sábado (27), a contratação do zagueiro Matheus Camargo,…
A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…