Categorias: Política

Ricardo Coutinho e sua mania de não querer somar forças pela Paraíba

PUBLICIDADE

O governador Ricardo Coutinho (PSB) tem dado mostras de que quando o assunto é unir forças para conseguir benefícios para a Paraíba, o discurso funciona, mas na prática não é bem assim. Todos lembram quando, recentemente, toda a bancada paraibana se reuniu com o Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, para pedir a não desativação a tancagem do Porto de Cabedelo. Ricardo, sozinho, preferiu ir a outra reunião com a diretoria da Petrobras.

E ainda saiu zombando da bancada, dizendo que tinha ido “a quem realmente resolve”, minimizando o poder de fogo de um Ministro e de toda a bancada de um Estado, como se a diretoria de um órgão subordinado a um Ministério pudesse tomar uma decisão sozinha, à revelia de uma instância superior.

Vital do Rêgo foi presidente da Comissão Mista de Orçamento (Senado e Câmara Federal) durante um ano, tempo suficiente para aumentar em 26% o orçamento destinado à Paraíba, o maior percentual de aumento verificado, desde que a comissão existe. Isso foi fruto de várias reuniões e da união das bancadas da Paraíba no Senado e na Câmara. Quantas vezes Ricardo Coutinho esteve presente em uma dessas reuniões? Nenhuma.

Aliás, quantas vezes Ricardo, na condição de Governador da Paraíba, procurou Vitalzinho, como presidente da CMO, para pedir, sugerir ou qualquer coisa do tipo, em nome do estado que representa? Nenhuma, claro. Com Ricardo é assim: ou ele aparece sozinho, ou não aparece no coletivo (Ops… lembrei que outro coletivo, o Girassol, também foi desfeito…).

Pois bem. Agora foi a vez de Ricardo mostrar seu estilo na reunião realizada no VerdeGreen Hotel, em João Pessoa, para definir a implantação de um ramal da Ferrovia Transnordestina na Paraíba. Adivinhem quem não enviou representante… claro, o Governo do Estado. Mas houve o convite para alguém do Estado participar? A resposta é sim. Vital convidou pessoalmente o Secretário de Infra-Estrutura, Efraim Moraes, que nem deu o ar da graça nem mandou represtante. E ele fez isso à revelia do governador?

Só para se ter uma ideia do quanto as lideranças políticas da Paraíba e representantes de entidades dão importância ao assunto, participaram da reunião os três senadores paraibanos: Vital do Rêgo, Cássio Cunha Lima e Cícero Lucena; seis deputados federais: Nilda Gondim, Manoel Júnior, Hugo Motta, Damião Feliciano, Efrain Filho e Leonardo Gadelha (este último representado); os deputados estaduais Raniery Paulino, Toinho do Sopão, Anísio Maia e Tião Gomes; além dos ex-deputados estaduais Neto Franca e Walter Brito Filho.

Também participaram o Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Jorge Luiz Macedo Bastos; o Diretor Presidente da Transnordestina Logística Ltda, Ângelo José Carvalho Baptista e representantes de diversos órgãos federais e da Paraíba ligados direta ou indiretamente ao assunto – com exceção, claro, como já disse, do Governo do Estado, que não enviou representante para o encontro:

Lucélio Cartaxo, Superintendente da CBTU na Paraíba; Isidro Soares, representante da Superintendência do BNB na Paraíba; Gustavo Adolfo, do DNIT; José Anastácio, da União Nordestina de Prefeitos; José William, vice-presidente da Fiep; Denise Gadelha, do SESI Paraíba; Marta Ramalho, da UFPB; Wilber Jácome, Presidente da Companhia Docas (Porto de Cabedelo); Antônio Felinto Neto, Gerente do Sebrae Campina Grande; Francisca Motta, Prefeita de Patos; e Tavinho Santos, suplente de Senador.

Todos os participantes tiveram direito a fazer explanações em nome dos órgãos que representavam e aproveitaram o momento para falar das facilidades em a Paraíba ser contemplada com um ramal da Tansnordestina. Ao final, o Senador Vital do Rêgo fez uma avaliação positiva do encontro e disse que, em breve, haverá uma segunda reunião, que ele convocará, na qualidade de Senador da Paraíba, desta vez para discutir as questões técnicas e o início efetivo do processo de implantação do ramal.

Talvez, nestes últimos dias, Ricardo tenha muito mais com o que se preocupar. Vai ver a sua reeleição e as cutucadas que tem recebido do aliado Cássio Cunha Lima sejam mais importantes para ele do que uma ‘simples’ Transnordestina para a Paraíba. Correto?

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Nas redes sociais, Tovar nega desligamento do grupo Cunha Lima, mas reitera que se racha com Bruno ocorrer, ficará com Romero

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) utilizou suas redes sociais para esclarecer recentes rumores…

16 de maio de 2024

DATA E LOCAL MARCADOS: Pré-candidatura de Inácio Falcão a prefeito de Campina Grande será lançada nesta segunda-feira

O lançamento da pré-candidatura a prefeito de Campina Grande do deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB)…

16 de maio de 2024

Presidente do PSDB/PB reconhece que Romero ainda é o principal cabo eleitoral de CG

Na tarde desta quarta-feira (15), o deputado estadual Fábio Ramalho reconheceu em uma entrevista ao…

16 de maio de 2024

João Azevêdo entrega Ponte do Abacaxi em Itapororoca e leva melhoria ao tráfego na região

O governador também inspecionou obras de implantação de rodovia e de construção do Cidade Madura…

16 de maio de 2024

Chico Mendes abre portas para Romero e diz que grupo de João está consolidado em unir oposições em CG

Na busca pela unidade da oposição em Campina Grande, o deputado estadual Chico Mendes (PSB),…

16 de maio de 2024

Clubes gaúchos pedem paralisação total da Série C até o fim de maio

Em meio a volta da elevação do nível do rio Guaíba e previsão de piora…

16 de maio de 2024