Categorias: Política

Ricardo confirma que será testemunha em processo que tem Lula como réu

PUBLICIDADE

O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), confirmou que será testemunha de defesa em processo que tem o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) como réu.

Ricardo, em entrevista ao portal de notícias Paraíba Já, esclareceu que trata-se do processo relacionado a Medida Provisória (MP) 471, de novembro de 2009. A matéria prorrogava benefícios fiscais para indústria automobilística nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Para o Ministério Público do Distrito Federal, a MP favoreceu as empresas em troca de propina.

O socialista revelou que foi convidado a depor pelo advogado Cristiano Zanin. Existe a previsão de que o ex-governador seja ouvido na 16ª Vara Federal de João Pessoa, através de videoconferência até o dia 31 de maio.

– Fui arrolado como testemunha por ter sido governador durante o processo (em 2017) e porque sei da importância, por exemplo, dessa prorrogação para que a Fiat continuasse na divisa com a Paraíba, gerando empregos. Foi bom também para a indústria automobilística na Bahia, no Ceará, enfim, para o Nordeste. Eu sou testemunha em função disso. Eu, com muito prazer, aceitei a indicação da defesa do presidente Lula. Eu vou testemunhar sobre um benefício e a necessidade dos incentivos fiscais têm para o Norte e para o Nordeste.

Ricardo ressaltou que o benefício fiscal concedido contribuiu para atrair indústrias para o Nordeste e que a matéria trata de uma pauta em defesa da região. "As tratativas, na época, eram para a vinda da Fiat para Pernambuco. Ela mudou de lugar quando eu e Eduardo Campos já éramos governadores da Paraíba e de Pernambuco. Então, ela veio para a divisa com a Paraíba. Mas é exatamente isso, uma pauta de defesa do Nordeste, que eu sempre tenho feito ao longo desse tempo todo", declarou.

O ex-governador garantiu que a medida provisória foi extremamente válida e que a acusação não cabe contra o petista. “Em relação a isso, o ex-presidente Lula é injustamente acusado. É uma medida provisória extremamente necessária, porque se ela não tivesse existido, a indústria automobilística existente no Norte e Nordeste teria acabado. “, disse.

Para Ricardo, os incentivos, através de benefícios concedidos é uma prática normal quando se trata de contribuir com o desenvolvimento de uma determinada região, assim como aconteceu com a insdústria automotiva que se concentrou na região Sudeste. “Regiões que têm mais dificuldades de desenvolvimento, precisam ter incentivo. É assim que é. A indústria automobilística se instalou no Sudeste porque o Governo Federal deu incentivo na época. A indústria siderúrgica cresceu porque também foi dado incentivo. Por que que uma empresa vai sair do Sudeste, onde tem o maior mercado consumidor e onde tem o maior aporte das matérias primas para vir pro Nordeste, muito mais longe? Ela tem que ter o incentivo. É disso que se trata”, explicou.

 

PB Agora

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

STF mantém competência da Justiça Eleitoral na Operação Calvário; Fachin e Mendonça foram contrários

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou o julgamento de dois recursos interpostos…

29 de abril de 2024

Conselho Regional de Medicina e MP abrem sindicância para apurar erro médico no Trauma de CG

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) determinou a abertura de sindicância para apurar…

29 de abril de 2024

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Companhia Siderúrgica Nacional

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira…

29 de abril de 2024