O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento do mensalão nesta quinta-feira, 4, com o voto do revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski, sobre o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. A sessão é transmitida ao vivo pela TV Estadão a partir das 14h.
Na sessão dessa quarta-feira, 3, o relator do processo, o ministro Joaquim Barbosa, condenou o chamado “núcleo político” do esquema de compra de apoio no Congresso durante o governo Lula. Ricardo Lewandowski já começou a leitura do seu voto nessa quarta e divergiu de Barbosa em alguns pontos. O relator, por exemplo, entendeu não haver provas para condenar o ex-presidente do PT José Genoino e votou por sua absolvição. A expectativa é que ele também absolva Dirceu.
Em seu voto, Barbosa afirmou que Dirceu controlava o esquema e negociava os empréstimos bancários fraudulentos que alimentaram o mensalão com as diretorias do BMG e do Banco Rural e acertava com os líderes partidários a distribuição do dinheiro. Para sustentar a acusação, o ministro levou em consideração, entre outros argumentos, a relação entre Dirceu com o empresário Marcos Valério e com o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, apontados como operadores do mensalão.
Quando Lewandowski concluir seu voto, Joaquim Barbosa fará uma réplica e só então os demais ministros começam a votar.
Fonte: O Estado de São Paulo








