Categorias: Política

Réu, Lula quer nova eleição para presidente

PUBLICIDADE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou vídeo em suas redes sociais no qual pede a antecipação das eleições para o Palácio do Planalto. Na mensagem de fim de ano, o petista criticou a situação econômica brasileira, afirmou que é preciso “restabelecer a democracia” no País e convocou a militância para participar de protestos contra o governo Michel Temer (PMDB).

Lula fez críticas à política econômica adotada por Temer e defendeu o aumento nas concessões de crédito. “A União não pode investir, os Estados não podem investir, os prefeitos não podem investir, os empresários não estão investindo, os bancos não dão crédito e o povo não tem crédito. Ou seja, como é que pode funcionar a economia desse jeito? Eu acho que você sabe que eu estou falando com conhecimento de causa porque já fiz isso uma vez”, disse.

“Só tem um jeito para o Brasil em 2017: é a gente voltar a acreditar no povo brasileiro, a gente voltar a inserir o povo na economia com emprego, com financiamento, com crédito. Se a pessoa está investindo um pouquinho, pega um novo empréstimo, paga aquele velho e começa a vida nova. É preciso colocar a economia para funcionar, é preciso circular o dinheiro na mão das pessoas deste País, senão, não tem crescimento econômico”, acrescentou o ex-presidente.

Entretanto, o petista afirma que, para que todas essas medidas possam ser tomadas, é preciso “restabelecer a democracia”. “Só pode fazer o que eu estou falando um presidente que tenha respaldo popular. E respaldo popular chama-se voto na urna. Portanto, é preciso antecipar o processo eleitoral. É preciso que o povo volte a eleger um presidente pelo voto direito, para que ele possa fazer as mudanças que o Brasil precisa que sejam feitas.” “Se você acredita nisso, continue indo para a rua”, convocou.

Por fim, o ex-presidente criticou as medidas de ajuste fiscal anunciadas pelo governo Temer. “O governo não pode só falar em corte e só cortar dos mais pobres. Não há nenhuma possibilidade de nós resolvermos o problema da economia só falando em corte. E toda vez que se fala em corte, a gente sabe que não vai cortar dos mais ricos, vai cortar sempre dos trabalhadores e daqueles que mais necessitam. Então, é preciso mudar o tom da música. Nós já provamos que é possível o Brasil ser melhor.”

Justiça
No vídeo, o ex-presidente não comentou sobre os processos que responde na Justiça. Ele é réu em cinco processos, sendo três decorrentes da Operação Lava Jato (duas no Paraná e uma em Brasília), um da Operação Zelotes e outra da Operação Janus.

Entre as denúncias aceitas pela Justiça, Lula é acusado de ter recebido propinas de empreiteiras como Odebrecht e OAS em troca de vantagens indevidas. Os pagamentos, de acordo com o Ministério Público Federal (MPF) teriam se dado por meio da transferência – ainda que dissimulada – de imóveis, como o tríplex em Guarujá, o sítio em Atibaia e uma cobertura em São Bernardo do Campo no mesmo prédio onde o petista reside.

Fonte: Último Segundo – iG 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

STF mantém competência da Justiça Eleitoral na Operação Calvário; Fachin e Mendonça foram contrários

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou o julgamento de dois recursos interpostos…

29 de abril de 2024

Conselho Regional de Medicina e MP abrem sindicância para apurar erro médico no Trauma de CG

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) determinou a abertura de sindicância para apurar…

29 de abril de 2024

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Companhia Siderúrgica Nacional

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024