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Restaurante do litoral sul cobra R$ 300 por “ocupação”

Exploração: consumidor denuncia restaurante do litoral sul por cobrar taxa mínima de “ocupação” no valor de R$ 300; Procon vai investigar o caso

Exploração: consumidor denuncia restaurante do litoral sul por cobrar taxa de “ocupação” no valor de R$ 300; Procon vai investigar o caso

Turismo explorador. Esse é o termo minimamente apropriado ao Restaurante Canyon localizado na praia de Coqueirinho, no litoral Sul da Paraíba. A prática no atendimento que atinge diretamente o bolso do consumidor impõe simplesmente uma taxa mínima de consumação de 300 reais para quem ousar sentar em um dos quiosques instalados na parte em frente ao estacionamento. Já para quem preferir apenas uma simples mesinha com um guarda sol terá que desembolsar só pra começar a conversa uma taxa de 150 reais.

A informação partiu de um cliente que entrou em contato com a gerência do PB Agora mas preferiu não colocar o nome. “Eu fui sentar nas mesas (quiosques) da parte em frente ao estacionamento, e me informaram que havia a cobrança da taxa de 300 Reais. Como achei um absurdo me transferi para a parte de cima que não é cobrado nada”, denunciou o cliente.

Detalhe: a parte inferior que o cliente se refere pertence à Marinha do Brasil, ou seja, patrimônio da União.

Com mais de 14 anos atuando com as leis do consumidor, Ronaldo Albuquerque, subsecretário executivo do Procon estadual disse que “isso é inédito, pois nunca viu na Paraíba uma cobrança tão abusiva e totalmente ilegal como essa”.

O representante do órgão de defesa do consumidor garantiu à reportagem do PB Agora que irá enviar dois fiscais do procon estadual para ir averiguar ‘in loco’ no restaurante Canyon de Coqueirinho para pedir esclarecimentos dos proprietários para que sejam tomadas as devidas providências legais e que sejam assegurados os diretos de todo e qualquer consumidor.

A Gerente do restaurante Canyon, Ana Luiza Oliveira, disse “não saber se é legal ou ilegal a cobrança de taxa”. Ela disse que não se trata de taxa de consumação e sim “taxa de ocupação”, e que a mesma é inferior a que o cliente informou. Ana Luiza afirmou ainda que a cobrança é uma forma de garantir a reserva dos clientes que ligam com antecedência para evitar brigas em dias de muito movimento. 

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Redação PB Agora

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