A Paraíba o tempo todo  |

Renovação na Câmara Municipal de CG foi de mais de 47% e bancada feminina cresce

Em uma eleição atípica, devido a pandemia do Covid-19, a renovação na Câmara Municipal de Campina Grande, foi de 47,82%, com 11 novos vereadores.

A novidade na próxima legislatura será a presença das mulheres na Casa de Félix Araújo. No total, são sete mulheres eleitas, incluindo as duas mais votadas. Eva Gouveia (PSD) foi a vereadora mais votada, com 4.232 votos, seguida da presidente da Casa, vereadora Ivonete Ludgério do PSD, que foi reeleita com 3.893 votos.

Uma das surpresas foi a eleição de Dona Fátima (Podemos) -com 1.917 votos. Dona Fátima não vem de família tradicional da política e chega a Câmara Municipal prometendo fazer um trabalho forte na área da saúde. Ele mora em Vila Cabral de Santa Terezinha e na eleição passada ficou na primeira suplência, chegando a assumir o mandato por 4 meses.

O PSD foi o partido que elegeu mais representantes, com seis vereadores. Eva Gouveia (PSD) foi a vereadora mais votada, com 4.232 votos.

Em comparação com as Eleições de 2016, 12 candidatos foram reeleitos e 11 novos foram eleitos. Este ano, foram eleitas sete mulheres, seis a mais do que 2016, quando apenas uma vereadora foi eleita.

Em compensação, nomes conhecidos da política campinense foram rejeitados nas urnas, a exemplo do vereador Pimentel Filho (PSD), que buscava o sétimo mandato, e o vereador Márcio Melo (PSD), primo do prefeito Romero Rodrigues, mas que não conseguiu a sua reeleição. No lado da bancada de oposição, Galego do Leite também não conseguiu a reeleição, mesmo o Podemos que ele preside no Estado, tendo eleito dois vereadores.

A partir de 1º de janeiro de 2021, a CMCG terá uma legislatura totalmente renovada. A bancada governista é maioria, mas a oposição também cresceu.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe