O último processo da eleição de 2008 contra o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), entrou ontem em julgamento no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. O relator do processo, juiz João Batista Barbosa, em um voto longo, que durou mais de duas horas, se posicionou pela cassação do gestor campinense. “Entendo que restou muito bem configurado o abuso de poder político com viés econômico”, disse o relator.
Em seguida, pediu vista do processo o juiz Miguel de Britto Lyra. Os demais juízes decidiram esperar pelo voto vista para prosseguir com o julgamento. No voto de João Batista, ele determinou que após o trânsito em julgado seja feita a diplomação de Rômulo Gouveia e Lígia Feliciano, nos cargos de prefeito e vice do município de Campina Grande.
O relator do processo considerou em seu voto apenas três das nove acusações contra Veneziano, quais sejam, a utilização de propaganda institucional (trevo de quatro VV) durante o período vedado, distribuição de fardamento escolar em período vedado e a utilização de recursos do Fundo Municipal de saúde em conta de campanha eleitoral.
Os fatos discutidos no processo foram os mesmos apresentados em outras ações também julgadas pela Corte. O processo contra Veneziano foi movido pelo segundo colocado no pleito de 2008, Rômulo Gouveia. Desta vez, os membros da Corte estão analisando um Recurso Contra Expedição de Diploma.
Jornal da Paraiba
A 4ª rodada do Campeonato Paraibano será aberta na quarta-feira (28/01) com dois jogos. No Marizão,…
Expectativa é aprovação ainda no primeiro semestre de 2026. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi…
A pesquisa PB Agora/Anova, registrada em 22 de janeiro de 2026 sob os protocolos PB-04583/2026…
Em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto ANOVA, em parceria com o portal PB…
O cantor Victor Santos grava o DVD ‘Herança de Amor’ no palco do Festival Forró…
Durante o lançamento oficial da programação do Via Folia 2026, com apoio da Prefeitura de…