Foto: Paulo Bandeira / ALPB
A Justiça Eleitoral iniciou nesta quarta-feira (4) o julgamento de um recurso eleitoral contra a candidatura do deputado estadual Chico Mendes (PSB) à Prefeitura de Cajazeiras. O relator do caso votou contra a candidatura, deixando a decisão em 1×0. O julgamento foi adiado para sexta-feira (6) após o desembargador Oswaldo Trigueiro solicitar vistas ao processo.
O recurso eleitoral foi movido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e por uma coalizão de partidos, incluindo PT do B, Progressistas, MDB, PL, União Brasil, PSD, Avante, Solidariedade e a Federação PSDB-Cidadania. Eles contestam a candidatura de Chico Mendes, alegando que ele estaria buscando um terceiro mandato consecutivo no Executivo, o que seria inconstitucional.
Chico Mendes foi prefeito de São José de Piranhas entre 2017 e 2022, e posteriormente foi eleito deputado estadual. Em 2024, ele decidiu concorrer à Prefeitura de Cajazeiras, o que gerou o questionamento por parte do MPE e dos partidos, que interpretam a candidatura como uma tentativa de obter um terceiro mandato subsequente no Executivo, ainda que em um município diferente. O relator do caso reconheceu a validade do recurso, o que pode complicar a situação de Chico Mendes.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Sob o brilho das luzes natalinas e um clima acolhedor que vem tomando conta do…
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da…
A Prefeitura Municipal de Capim, localizada na Zona da Mata paraibana, manifestou profundo pesar neste…
Um tiroteio deixou um comerciante ferido e provocou correria no inicio da tarde deste domingo…
A Paraíba terá 926 inscritos participando da segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU),…
A Paraíba voltou a aparecer ser destaque na imprensa nacional protagonizando a capa de nova…