A ‘lista fechada’ é a mais recente polêmica debatida em Brasília. O item está proposto no texto da reforma política. Se aprovada, nas eleições para o Poder Legislativo o eleitor passará a votar no partido e não diretamente em um candidato. Para o deputado estadual Anísio Maia, a lista fechada, ao contrário do que dizem os que se posicionam de forma contrária, não irá esconder os nomes de políticos corruptos.
Cientistas políticos vêem a lista fechada como uma estratégia do parlamento para a proteção de políticos investigados, principalmente, na operação Lava Jato. O deputado Anísio Maia usou a tribuna do plenário da Assembleia Legislativa esta semana para declarar que a lista fechada não irá esconder os nomes dos corruptos. “A lista fechada não esconde corrupto nenhum, pelo contrário, ela vai ser feita e lá vai estar escrito, como por exemplo, Eduardo Cunha. Tem coisa melhor pra o povo entender qual a natureza desse partido quando coloca Eduardo Cunha em sua lista?”, argumentou Anísio.
O petista destacou ainda que os corruptos estão escondidos, na verdade, em legendas criadas por eles próprios. “Os corruptos ficam escondidos nos partidos que eles produzem. Partidos de aluguel, que tem muitos, tem até os partidos de família e aqui na Paraíba tem bastante”, pontuou o deputado.
O parlamentar disse que com a lista fechada, o partido tem a obrigação de expor quem são os candidatos naquela legenda e, desta forma, o eleitor poderá medir se valerá a pena votar naquela sigla. “Então se em uma lista consta o nome de Eduardo Cunha, que é contra a corrupção não deve votar nessa lista”, concluiu.
PB Agora








