Categorias: Política

Receoso, governo exonera ministros para votar favoráveis à Reforma na Câmara

PUBLICIDADE

Para garantir o maior número de votos governistas na análise da PEC da Previdência, três ministros de Jair Bolsonaro vão deixar os cargos na Esplanada e reassumir temporariamente os mandatos na Câmara. Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Tereza Cristina (Agricultura) e Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) estarão no plenário da Casa nesta semana para votar pela reforma.

Onyx prometeu retomar as atividades parlamentares a partir desta terça-feira (9/7), porque “faz questão” de apoiar o presidente Bolsonaro no plenário. O ministro é tratado como principal articulador do governo, embora Bolsonaro tenha retirado da Casa Civil a função de negociar com o Congresso — que voltou para a Secretaria de Governo. O agora parlamentar deve acompanhar o encaminhamento da votação com “especial deferência”.

Tereza Cristina e Marcelo Antônio também deixaram clara a intenção de retornar ao Legislativo nesta terça. Mas, para que todos eles estejam aptos a retornar para os mandatos, as respectivas exonerações têm de ser publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (9/7). A expectativa do Planalto é que todos estejam de volta aos ministérios na quinta-feira. Contudo, isso dependerá da velocidade da tramitação do texto no plenário.

O suplente de Onyx é Marcelo Brum (PSL-RS), que, além de ser do partido de Bolsonaro, deixa claro nas redes sociais que é a favor da proposta. Na última semana, ele comemorou a aprovação do texto na Comissão Especial da Casa dizendo ser “uma vitória para o Brasil”. Ainda assim, aliados querem que Onyx esteja presente para mostrar apoio ao presidente.Continua depois da publicidade

Quem substitui Tereza Cristina na Câmara é a deputada Bia Cavassa (PSDB-MS), que não comenta publicamente sua posição sobre o texto e não publica nada sobre o assunto nas redes sociais. O suplente de Marcelo Álvaro é Enéias Reis (PSL-MG), correligionário que também prefere a discrição no que diz respeito à Previdência.

Embora tenha sido eleito deputado federal na última eleição, o ministro Osmar Terra, da Cidadania, não deve abandonar o posto para votar no texto palaciano. Avalia-se que o suplente, Darcísio Perondi (MDB-RS), é voto fechado com o Planalto e não vai mudar de posicionamento às pressas.
Temer
Perondi é vice-líder do governo Bolsonaro e defende a proposta desde o governo do ex-presidente Michel Temer. Numa tentativa de aprovar o projeto governista do emedebista, que também tentou implementar uma reforma da Previdência, parlamentares que foram chamados para ocupar ministérios também foram aconselhados a deixar seus cargos para apoiar o Planalto no Congresso.

A equipe ministerial de Temer tinha 14 deputados federais, mas apenas 13 tinham mandato. O ex-ministro da Defesa (que, depois, se tornou ministro da Segurança Pública), Raul Jungmann (PPS-PE), era suplente de Mendonça Filho (DEM-PE), que ocupava a Educação.

Então responsável pela Secretaria de Governo, Carlos Marun, aliado de primeira hora e articulista de Temer, também se comprometeu a abrir mão do mandato para ajudar a Previdência. E estudou largar o emprego novamente para pedir o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

A reforma de Michel Temer não andou, mesmo tendo sido enxugada diversas vezes. Atualmente, a líder do governo Bolsonaro no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), diz que a reforma será aprovada em dois turnos no plenário da Câmara até sexta-feira (também depois de alguns esvaziamentos).

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeito de Itatuba agradece ao Senador Veneziano obras de pavimentação: “Tem dado total apoio ao nosso município”

O prefeito de Itatuba, Josmar Lacerda (MDB), expressou nesta semana a sua gratidão o vice-presidente…

28 de abril de 2024

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024