Categorias: Política

Receoso, governo exonera ministros para votar favoráveis à Reforma na Câmara

Para garantir o maior número de votos governistas na análise da PEC da Previdência, três ministros de Jair Bolsonaro vão deixar os cargos na Esplanada e reassumir temporariamente os mandatos na Câmara. Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Tereza Cristina (Agricultura) e Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) estarão no plenário da Casa nesta semana para votar pela reforma.

Onyx prometeu retomar as atividades parlamentares a partir desta terça-feira (9/7), porque “faz questão” de apoiar o presidente Bolsonaro no plenário. O ministro é tratado como principal articulador do governo, embora Bolsonaro tenha retirado da Casa Civil a função de negociar com o Congresso — que voltou para a Secretaria de Governo. O agora parlamentar deve acompanhar o encaminhamento da votação com “especial deferência”.

Tereza Cristina e Marcelo Antônio também deixaram clara a intenção de retornar ao Legislativo nesta terça. Mas, para que todos eles estejam aptos a retornar para os mandatos, as respectivas exonerações têm de ser publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (9/7). A expectativa do Planalto é que todos estejam de volta aos ministérios na quinta-feira. Contudo, isso dependerá da velocidade da tramitação do texto no plenário.

O suplente de Onyx é Marcelo Brum (PSL-RS), que, além de ser do partido de Bolsonaro, deixa claro nas redes sociais que é a favor da proposta. Na última semana, ele comemorou a aprovação do texto na Comissão Especial da Casa dizendo ser “uma vitória para o Brasil”. Ainda assim, aliados querem que Onyx esteja presente para mostrar apoio ao presidente.Continua depois da publicidade

Quem substitui Tereza Cristina na Câmara é a deputada Bia Cavassa (PSDB-MS), que não comenta publicamente sua posição sobre o texto e não publica nada sobre o assunto nas redes sociais. O suplente de Marcelo Álvaro é Enéias Reis (PSL-MG), correligionário que também prefere a discrição no que diz respeito à Previdência.

Embora tenha sido eleito deputado federal na última eleição, o ministro Osmar Terra, da Cidadania, não deve abandonar o posto para votar no texto palaciano. Avalia-se que o suplente, Darcísio Perondi (MDB-RS), é voto fechado com o Planalto e não vai mudar de posicionamento às pressas.
Temer
Perondi é vice-líder do governo Bolsonaro e defende a proposta desde o governo do ex-presidente Michel Temer. Numa tentativa de aprovar o projeto governista do emedebista, que também tentou implementar uma reforma da Previdência, parlamentares que foram chamados para ocupar ministérios também foram aconselhados a deixar seus cargos para apoiar o Planalto no Congresso.

A equipe ministerial de Temer tinha 14 deputados federais, mas apenas 13 tinham mandato. O ex-ministro da Defesa (que, depois, se tornou ministro da Segurança Pública), Raul Jungmann (PPS-PE), era suplente de Mendonça Filho (DEM-PE), que ocupava a Educação.

Então responsável pela Secretaria de Governo, Carlos Marun, aliado de primeira hora e articulista de Temer, também se comprometeu a abrir mão do mandato para ajudar a Previdência. E estudou largar o emprego novamente para pedir o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

A reforma de Michel Temer não andou, mesmo tendo sido enxugada diversas vezes. Atualmente, a líder do governo Bolsonaro no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), diz que a reforma será aprovada em dois turnos no plenário da Câmara até sexta-feira (também depois de alguns esvaziamentos).

 

Redação

Últimas notícias

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

16 de fevereiro de 2026

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026