O vereador e deputado estadual eleito Fábio Lopes (PL) não descartou a possibilidade de apoiar Wilson Filho (Republicanos) ou qualquer outro nome na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Em entrevista à Rádio Arapuan FM, na tarde desta terça-feira (20), ele afirmou que a bancada do PL pretende votar em bloco, mas só discutirá a definição após o dia 26, quando passar o segundo turno das eleições presidenciais.
Segundo Fábio Lopes, a decisão foi acertada em uma reunião entre os seis parlamentares eleitos pelo partido, incluindo os deputados Cabo Gilberto Silva e Sargento Neto, que já possuem mandato, além dos quatro novos integrantes da bancada.
“Não, no PL a única conversa que teve foi justamente essa, que votaria em bloco e só tomaria qualquer decisão após a eleição de Flávio”, declarou, ao explicar que o grupo está concentrado na campanha presidencial.
O parlamentar também negou que exista, neste momento, qualquer compromisso firmado com um nome específico para comandar a Assembleia Legislativa. Durante a entrevista, ao ser questionado sobre a possibilidade de apoio a Wilson Filho, ele citou outros pré-candidatos que têm seus nomes mencionados nas articulações, como Eduardo Carneiro, Júnior Araújo e Taciano Diniz.
“Qualquer candidato”, afirmou Fábio Lopes, ao indicar que a bancada não fechou as portas para nenhum dos nomes que circulam nas discussões sobre a sucessão na presidência da Casa.
Além de defender a unidade da bancada, Fábio Lopes destacou que o partido precisa buscar espaços estratégicos na Assembleia Legislativa, especialmente em comissões importantes para a tramitação de projetos e a fiscalização das políticas públicas.
Na avaliação do deputado eleito, com seis parlamentares, o PL dificilmente conseguirá formar maioria para eleger sozinho o presidente da Casa. Por isso, ele considera necessário construir entendimentos que garantam participação do partido em colegiados como a Comissão de Constituição e Justiça e as comissões ligadas ao orçamento e às políticas públicas.
“Na minha virtude, enquanto legislador, o que eu aprendi, o PL tem que estar unido para justamente conseguir esse espaço para defender suas bandeiras”, afirmou.
Fábio Lopes também argumentou que o resultado do segundo turno presidencial poderá influenciar as articulações políticas nos estados. Por esse motivo, defendeu cautela antes de iniciar negociações para a eleição da Mesa Diretora da ALPB, prevista para fevereiro.
“A gente tem que ter paciência quanto a isso aí”, disse.
O deputado eleito reforçou que a bancada só pretende retomar as conversas a partir do dia 26, mantendo, até lá, o foco na disputa presidencial.
PB Agora
