A Paraíba o tempo todo  |

RC vê equívoco na retirada de recursos da seca dos Estados

RC vê equívoco na retirada de recursos da seca dos Estados e lamenta mesquinhez: “Eu quero é a obra feita”

O governador Ricardo Coutinho, do PSB, tachou de “equívoco” a decisão do governo federal de retirar dos Estados os recursos da seca e repassar para o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs).

Essa foi a primeira vez que o chefe do executivo falou sobre o tema desde que a decisão foi tomada.

Para o socialista, atualmente o Dnocs não tem capacidade para tocar as obras que lhes foram incumbidas com essa nova mudança, inclusive obras de pequeno porte.

“Eu particularmente disse ao ministro Helder Barbalho que eu acho que é um equívoco. Eu acho que o Dnocs não tem hoje capacidade para tocar, inclusive obras pequenas, eu acho que a estratégia de fortalecer o Dnocs, ao qual eu concordo em tese, deveria ser a questão dos açudes, das barragens. Tem muita barragem e açude do Dnocs sem manutenção, que precisa de reforma. Eu acho que precisaria ser aí o investimento. Adutora é jogo rápido. É ter gestor em cima. Acho que os estados estão muito mais preparados para isso. Veja a Paraíba. É o único estado do Nordeste que fez todo o PAC Seca, os demais não conseguiram fazer. A adutora de Pitombeiras, de Pocinhos, de Natuba, de Aroeiras, todos do PAC Seca, todos em via de construção ou já concluídas. Mas eu disse ao ministro que eu não vou brigar por obras. Eu quero é que a obra seja feita. Eu quero ver a água chegando, que as coisas possam acontecer o mais rápido e possível”, disse.

Ricardo também lamentou a mesquinharia de alguns agentes eleitos para representar o povo que acreditam que fazer política é retirar a capacidade do estado de fazer as coisas.

“Eu não tenho a mente e o juízo de algumas pessoas que fazem política, que acham que fazer política é retirar a capacidade do estado de fazer as coisas. Isso é medíocre. Isso vem de uma mentalidade provinciana, mesquinha, que não pensa na população. Eu quero é que as coisas sejam feitas, por isso na hora repassei o projeto e se tiver problema pode repassar pra gente que eu garanto que em uma semana eu boto gente trabalhando. Não há outro caminho para nós do que efetivamente priorizar a ação na segurança hídrica. Para mim o que interessa é a obra feita e o bem estar da população”, disse.

E continuou: “Não sou mesquinho como alguns que existem aqui dentro da nossa política no Estado da Paraíba, que pensa pequeno e, como pensam pequeno, não estão a altura da nossa população”.

As declarações do governador foram dadas à imprensa, nesta manhã, durante solenidade de liberação de créditos do empreender, em João Pessoa, em uma ação que integra a programação alusiva ao aniversário de 431 anos da cidade.





Henrique Lima/ Márcia Dias

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe