O governador Ricardo Coutinho (PSB), reconheceu em entrevista que repercutiu em Campina Grande, que a seca é o maior desafio do seu governo. Devido a longa estiagem, o governo já decretou estado de emergência em vários municípios. O chefe do Executivo estadual lembrou que o território da Paraíba está 80% na região semiárida e demanda investimentos adicionais para socorrer a população e o rebanho bovino.
Por isso, uma das prioridades do Governo, segundo ele, é a conclusão de 21 barragens, cujas construções foram iniciadas nos anos 80, dentro do antigo Projeto Canaã, entre 1983 e 1986.
“ Muitas dessas barragens ficam no Vale do Piancó e estão nas nossas prioridades, embora não estejam incluídas nas ações emergenciais”, disse Ricardo. Ele acha que valerá a pena o investimentos de R$ 133 milhões anunciado para obras emergenciais de enfrentamento à seca, porque será ampliada a infraestrutura hídrica do Estado e está havendo uma mudança de mentalidade das pessoas em relação ao uso racional da água.
De acordo com o governador, quando as chuvas voltarem, encontrarão na Paraíba milhares barragens subterrâneas, cisternas de placas, cisternas de polietileno, barreiros e outras fontes de captação de água, além das milhares de barragens, açudes e barreiros já existentes e que estão secos pela Paraíba a fora.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O PGR arquivou três representações que pediam o afastamento do ministro Toffoli da relatoria do…
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) reforçou a expectativa de contar com o apoio…
Uma queda de tabu. A derrota do Campinense por 2 x 1 para o Nacional…
Após a desistência do ex-deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) da disputa pelas eleições suplementares em…
O secretário de Turismo de João Pessoa e ex-prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, anunciou nesta…
O Procon de João Pessoa apreendeu dezenas de produtos alimentícios para humanos e ração animal…