Categorias: Política

RC participa no Ceará de fórum de governadores

AGENDA: governador participa no Ceará de fórum de governadores e discute reforma tributária e investimentos do Banco Mundial

O governador Ricardo Coutinho participa nesta sexta-feira (10), em Fortaleza (CE), do Fórum de Governadores Nordestinos, que tem como pauta central Reforma Tributária com a proposta do Ministério da Fazenda de redução da alíquota de ICMS dos Estados. Os nove governadores do Nordeste irão discutir uma proposta conjunta de tributação sem que haja prejuízo para os Estados da região.

A reunião acontece às 10h, no Palácio da Abolição, sede do governo do Ceará. Às 14h30 está programada uma entrevista coletiva com o governador do Ceará, Cid Gomes, e demais governadores presentes ao encontro. Durante a reunião também será feita apresentação de uma proposta conjunta para a divisão do empréstimo de 3,5 bilhões de dólares que o Banco Mundial disponibilizou para os estados nordestinos este ano.

O governador defendeu um aumento da carta de crédito do Estado junto ao Banco, que hoje é de apenas U$$ 20 bilhões de dólares, enquanto o Ceará tem US$ 1.250 bilhões e Pernambuco passa de um bilhão, só para citar alguns exemplos. Ricardo adiantou que com o empréstimo priorizará projetos hídricos e de abastecimento, construção de estradas e projetos de inclusão produtiva.

Redução de ICMS – O governador disse que concorda com a reforma tributária e que o ICMS seja pago no destino como mecanismo de por fim a guerra fiscal. Mas, segundo o Ricardo Coutinho, é preciso garantias concretas para que as desigualdades regionais sejam olhadas e vistas, que os instrumentos de promoção do desenvolvimento dessas regiões serão preservados. “Os governadores nordestinos não podem permitir que a região Nordeste volte a ser vítima de um processo de desindustrialização”.

A proposta do governo é reduzir a alíquota de ICMS, que hoje é de 7% e 12%, para um patamar de 2%, com objetivo de organizar a produção nacional e por fim a “guerra tributária” entre os estados na disputa pela instalação de empresas.

Para o governador Ricardo Coutinho, o Fórum de Governadores do Nordeste tem sido um espaço importante que está acima de forças ou tendências partidárias. “Nesse contexto estaremos em Fortaleza para discutir a questão tributária e o futuro empréstimo junto ao Banco Mundial”, concluiu.

 

SECOM-PB

 

Últimas notícias

Daniella projeta definição da federação União/Progressistas após o Carnaval e dá senha: “Em Brasília nada para de acontecer”

A senadora Daniella Ribeiro (Progressistas) comentou, essa semana, a expectativa em torno da definição da…

11 de fevereiro de 2026

Com novo alerta de chuvas intensas, Defesa Civil de JP coloca equipes em estado de atenção

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) colocou as equipes…

11 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena ironiza previsão de Hugo Motta sobre crescimento de Lucas Ribeiro nas pesquisas: “Mãe Dináh”

A temperatura política na Paraíba segue esquentando a medida que o período eleitoral de 2026…

11 de fevereiro de 2026

Em reunião com João Campos, João Azevêdo apresenta pré-candidatos à Câmara Federal pelo PSB em 2026

O governador da Paraíba e presidente do PSB no estado, João Azevêdo, usou seu perfil…

11 de fevereiro de 2026

Articulação avança e evento de apoio de Jhony a Cícero deve ocorrer após o Carnaval, em CG

O médico Johnny Bezerra decidiu, nesta quarta-feira (11), romper politicamente com o governo João Azevêdo…

11 de fevereiro de 2026

Inácio Falcão evita dar pitaco em apoio de Bruno a Efraim e destaca união do grupo de Lucas

O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão evitou, durante entrevista nesta terça-feira |(10), comentar se…

11 de fevereiro de 2026