O governador Ricardo Coutinho seguiu ontem (06) para Brasília onde participa de audiência no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o repasse aos estados dos recursos repatriados pela União. Já alguns governadores e a União tentam assinar nesta quarta-feira (7/12) o acordo que prevê a divisão dos valores arrecadados com a multa da repatriação com os Estados. A minuta do acordo, à qual o Broadcast teve acesso, deixa de fora qualquer contrapartida fiscal e prevê apenas a extinção da ação movida pelos governos regionais no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Devo ir a Brasília em uma audiência no STF tratar do interesse da Paraíba, pedir, ao lado de outros governadores, para julgar a causa do compartilhamento com estados e municípios da multa aplicada sobre a repatriação”, disse RC. Segundo Ricardo, foi buscado um acordo com o Governo Federal, mas devido a sua impossibilidade, será recorrido ao STF que julgue o caso.
“É uma demanda que está existindo, mas não havendo acordo, que o Supremo julgue e diga que o estados e municípios tem ou não direito a algo que era consagrado pelas leis que regem os códigos tributários”.
Após concordar em discutir a repartição da multa do programa de repatriação de forma separada, o governo federal tratou de incluir outra imposição no acordo com os Estados para o ajuste fiscal. A ideia é que garantias para novos empréstimos sejam liberadas apenas após o andamento das medidas de austeridade.
A condição revoltou uma ala de governadores, que pedia maior debate sobre esse ponto. Mas, de acordo com o governador do Piauí, Wellington Dias, o grupo está caminhando para um consenso em torno da manutenção das análises já em andamento e de direcionar a limitação apenas aos pedidos protocolados após o acordo. “A ideia é (a restrição) valer para frente”, afirmou.
Redação
Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…
O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…
O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…
O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…