Categorias: Política

RC encomenda estudos para analisar viabilidade de concursos na PB

O governador Ricardo Coutinho (PSB), mais uma vez, adotou a cautela quando o assunto é concurso público e contratação de novos servidores, no entanto, admitiu, durante entrevista ao programa Fala Governador, desta segunda-feira (03), ter encomendado alguns estudos para analisar a viabilidade de novos certames para ingresso de servidores efetivos no Estado da Paraíba.

Apesar de o secretário de Segurança do Estado, Cláudio Lima, ter adiantado que a segurança pública era uma das áreas que estão entre as probabilidades de realização de concurso, o governador preferiu não se antecipar para não criar expectativas.

“Eu não posso anunciar nada que eu ainda não tenha concluído os estudos, mas é evidente que a Paraíba tem necessidade em algumas áreas, de melhorar e ampliar os seus quadros, portanto não tenho como dizer se vai ter ou não concurso, o que tenho a dizer é que todas essas questões relacionadas a folha de pessoal são tratadas com muita responsabilidade. A chave para o sucesso da Paraíba é exatamente na austeridade verdadeira que o Estado pratica, e ao mesmo tempo na ousadia. Mas eu encomendei sim alguns estudos, mas não tenho condições de dar respostas agora. Minha resposta inicial é que precisamos manter o controle sobre tudo e a partir disso ter a capacidade de poder gerar melhores serviços público com aquilo que nós temos hoje, a nossa busca é exatamente essa”, disse.

O governador ressaltou que os indicadores da Paraíba estão sob controle, no entanto, isso não significa que tenha dinheiro sobrando no Estado, mas sim que o Estado tem sustentabilidade.

“Isso não quer dizer que a gente possa estar jogando dinheiro fora e mesmo que pudesse eu não faria, porque não é da minha formação. O que quero dizer é que cada passo que a gente dá a gente tem como ir com esse passo até o final. Nós temos sustentabilidade e questão de pessoal é fundamental. Vejo estados que nem consegue pagar a folha de pessoal em função da conjuntura econômica, e nós aqui estamos conseguindo manter o pagamento em dia”, destacou.

Uma reportagem publicada no portal PB Agora, nessa segunda-feira (03), traz o levantamento dos gastos com pessoal no Governo do Estado de janeiro até abril de 2017. Lá é constatado uma redução  do valor destinado a folha em quase R$ 6 milhões, nos últimos meses, num esforço para enxugar a máquina pública, mas mantendo a eficácia nos serviços.

 
Márcia Dias
PB Agora

Últimas notícias

Sem citar nomes, Veneziano demonstra preferência para que candidato a vice na chapa de Cícero Lucena seja de CG

O senador e presidente do MDB na Paraíba, Veneziano vital do Rêgo, cravou sua preferência…

29 de janeiro de 2026

Prefeito de Campina Grande nega pressão para apoiar pré-candidatura de Cícero Lucena ao Governo

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, negou nesta quinta-feira (29), estar sofrendo qualquer…

29 de janeiro de 2026

“Figurões” da política planejam retorno ao cenário nas eleições de 2026

Em ano eleitoral, alguns políticos de nomes históricos e polêmicos que já obtiveram vitórias nas…

29 de janeiro de 2026

Cabo Gilberto revela que vai tratar de pautas do Nordeste e estratégias da oposição durante visita a Bolsonaro

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), líder da bancada de oposição na Câmara…

29 de janeiro de 2026

Interessados têm até esta sexta-feira para solicitar permissão de instalação de camarotes da Via Folia, em JP

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), publicou no Diário…

29 de janeiro de 2026

Inmet amplia alerta de chuvas intensas para 50 cidades do Sertão da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de chuvas intensas para 50 municípios…

29 de janeiro de 2026