Categorias: Política

RC alerta para crise financeira no Brasil e enumera efeitos no Estado

PUBLICIDADE

 O governador Ricardo Coutinho (PSB) analisou a crise financeira no Brasil e como ela tem afetado a Paraíba. Para o administrador, um esforço grande deve ser empregado para manter investimentos em áreas sociais e ressaltou que a crise deve durar pouco tempo.

 

"A crise piora muito as condições de manter programas sociais como de habitação para idosos, mas a chave central é que a sociedade precisa ssaber que deve e pode ajudar. Não dá para jogar nas costas de uma prefeitura ou Estado toda a responsabilidade, porque não há condições. Eu confio e espero que essa crise seja passageira para que o Brasil volte a crescer e não tenhamos a redução de repasses de recursos como temos hoje", explicou Ricardo.

 

O socialista destacou ainda os problemas desta crise no Nordeste, que para ele, sempre foi uma terra esquecida e sem os mesmos incentivos de outras regiões, fato que a deixou muito atrás, das potencias sulistas, por exemplo.

 

"O Nordeste tem que ter uma política diferenciada, por esta razão ele precisa se tratar diferente os desiguais. A região é assim porque ele foi tratado desta forma desde sempre. Sem que tivesse recebido os incentivos que São Paulo teve e é claro que seria o contrário se tivesse recebido, o Nordeste seria desenvolvido e o Sudeste nem tanto", justificou o governador.

 

Ricardo disse ainda  que a culpa é política e que a solução também.

 

"Essa desigualdade é obra do homem, da política e uma das soluções seria incentivos regionais diferenciados, como mudar o ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) para o destino e não na origem, como é hoje. Sofremos com fuga de capitais por causa dessa medida. Outra alternativa em conjunto seria o ICMS progressivo e a criação de um fundo regional, com dinheiro depositado e não promessas, senão jamais veremos a cor do dinheiro. Na Paraíba, precisamos, por exemplo, de um porto mais competititvo, mesmo que para isso tenhamos que fazer parcerias privadas", salientou o socialista.

 

 O governador paraibano é aliado da presidente Dilma Roussef (PT), mas também tem se mostrado uma grande liderança da região junto ao Governo Federal e numa reunião entre os governadores dos estados nordestinos, Ricardo destacou que a região não vai continuar estagnada e que unidos, vão lutar por mais igualdade.

 

"O Nordeste está unido e não vai permitir ser atropelado. Vamos ter competitividade e capacidade de construir um projeto melhor para o Brasil e para a região", finalizou Coutinho.

 

Vanessa de Melo

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mersinho Lucena confirma licença do mandato em junho para coordenar campanha de reeleição de Cícero, em JP

O deputado Mersinho Lucena (Progressistas) confirmou ao Blog da Sony Lacerda, nesta sexta-feira (17), que…

17 de maio de 2024

Centro de Convenções de João Pessoa está entre os sete maiores do país

Localizado no Polo Ecoturístico do Cabo Branco, o Centro de Convenções de João Pessoa é…

17 de maio de 2024

João Pessoa realiza Dia D de vacinação contra dengue, influenza e Covid-19 neste sábado

Com o aumento dos casos de gripes e síndromes respiratórias na Paraíba, João Pessoa realiza…

17 de maio de 2024

Ministro Vital do Rêgo visita áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul e discute agilização de obras de infraestrutura

O ministro Vital do Rêgo Filho, atuando como presidente em exercício do Tribunal de Contas…

17 de maio de 2024

Presidente do PT diz que tendência é por nova pesquisa e decisão na capital pode ser novamente adiada

Em entrevista na noite de ontem (16), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…

17 de maio de 2024

Operação da Sudema que apura poluição nas praias embarga mais dois bares em João Pessoa

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) prossegue com a Operação Praias Limpas, notificando…

17 de maio de 2024