Categorias: Política

RC abre evento e alerta sobre crise no país

“Esse aqui não é um encontro político, mas sim de trabalho”. Essa foi uma das primeiras frases do governador Ricardo Coutinho (PSB), ao abrir o evento, nesta segunda-feira (05), com os gestores eleitos e reeleitos da Paraíba, para os próximos quatro anos.

Ele agradeceu a presença e a confiança de todos, e aproveitou para alertar para o momento de crise financeira vivenciada pelo país, que atinge não só os estados, mas, sobretudo, os municípios.

Segundo o governador, o encontro foi idealizado para ressaltar a necessidade de encontrar medidas para minimizar os efeitos dessa crise. Coutinho ressaltou que esse é um momento de união, de parcerias e de hegemonia. E sugeriu que mais encontros como esse se tornem realidade no decorrer da administração.

“Estamos passando pela maior e pior crise que esse país já viveu. É muito séria, desde o ponto econômico e com forte aspecto político. Não sabemos como será o dia de amanhã. Precisamos de estabilidade política e isso afeta a minha gestão e a de cada um de vocês”, ressaltou.

E continuou: “Nós vamos ter um ano extremamente difícil. Nada aponta para a recuperação. O custo em um ano aumentou em 10%. E não podemos reduzir despesas com saúde por exemplo. Queremos mais da repatriação, mas isso não será o bastante. Reduzimos os custos de onde podemos, mas os custos não caem. Estamos há mais de cinco anos em estiagem e isso nos prejudica. As políticas para amenizar isso vinham do governo federal e hoje temos que pensar agora em políticas locais. A fome não está presente por algumas políticas sociais, Mas ainda sim há prejuízos e problemas. Fizemos adutoras e espero assinar mais ordens de serviço pra criar mais e inaugurar mais”.

Ricardo destacou ainda que estava satisfeito com a presença dos gestores, e sugeriu que, mesmo em crise, os prefeitos e o Governo do Estado não adotem a cultura de cultuar o caos.

“ Estamos no limite da seca. Mas não temos certas certezas. Mas ainda temos água e não podemos assustar a população. Em março a água deve chegar a Monteiro. Nossa adutora é o Rio Paraíba. Estavam criando a necessidade de construir uma adutora. Mas essas informações não são verdadeiras. É preciso ter cuidado com a informação e espero profundamente que juntos possamos construir políticas públicas para desenvolver a Paraíba”, disse.

Conforme Coutinho, é preciso a sensibilidade de todos para encontrar soluções, com ações conjuntas, mutirões na saúde.

” É a sensibilidade para com as questões fundamentais para o povo que vai dizer o tamanho da nossa parceria . São ações até fáceis para ajudar a população”, falou.

Além do governador Ricardo Coutinho, fazem parte da Mesa do evento a vice governadora Lígia Feliciano (PDT), o presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (PSB), o deputado Gervásio Maia (PSB), o senador Raimundo Lira (PMDB), a prefeita de Conde, Márcia Lucena (PSB), além do presidente da Famup, Tota Guedes, e da UBAM, Leonardo Santana.

O encontro se estende durante todo o dia, com palestras, trocas de experiências e busca de soluções e também reconhecimento da relação do estado com cada município no que diz respeito principalmente aos convênios.

 

 

PB Agora

Últimas notícias

Presidente da Caixa, paraibano Carlos Vieira, participa de evento em NY sobre mercado de capitais

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, representa o banco em uma série de…

29 de janeiro de 2026

Após especulações sobre posicionamento de Jhony Bezerra, Lucas Ribeiro se encontra com o novo dirigente do Avante

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao governo estadual, Lucas Ribeiro, se reuniu nessa quarta-feira…

29 de janeiro de 2026

Operação Rota do Sertão: Grupo acusado de furtos qualificados é desarticulado no interior da Paraíba

A Polícia Civil da Paraíba, por meio de uma ação integrada entre a 23ª Delegacia…

29 de janeiro de 2026

Pai e filho são presos por importunação sexual em ônibus interestadual, na PB

Nessa quarta-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou uma intervenção em um…

29 de janeiro de 2026

Acusada de atear fogo no ex-companheiro é presa no Centro de João Pessoa

Foi presa mulher suspeita de tentar matar um homem ateando fogo contra ele, no Centro…

29 de janeiro de 2026

Superintendente do DNIT na Paraíba garante conclusão da primeira fase da triplicação da BR-230 até setembro

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Paraíba, Arnaldo Monteiro, garantiu…

29 de janeiro de 2026