Categorias: Política

Que caminho Cássio vai seguir?

Esta campanha está se encaminhando para o final e poderia esta eleição terminar sem muitas novidades, não fosse uma delas, que, sem dúvidas, marcou o pleito de 2010 como nenhum outro na história política da Paraíba: a aplicação da lei Ficha Limpa.

Desde que começou o moído eleitoral – uso este termo para não falar baseado no calendário oficial da campanha – o tema mais comentado é a possibilidade, cada dia mais real, de a nova lei pegar o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), impedindo-o de disputar o cargo de Senador.

E, pelo andar da carruagem, Cássio não poderá disputar a eleição. Claro que se esta pergunta for feita a ele, todos nós já sabemos a resposta. Será algo do tipo: “Confio na Justiça e o meu direito será garantido” ou “não vou renunciar à condição de candidato”.

Entre as declarações de Cássio – que muito se assemelham às que ele dava nos meses que antecederam a sua cassação no TRE-PB e no TSE – e o que dizem os especialistas na área, existem os paraibanos, que não sabem mais o que dizer ou em quem confiar.

Diante desta realidade, atrevo-me a apresentar os três mais prováveis caminhos a serem seguidos por Cássio, diante da ameaça: um mais improvável e dois com mais sentido de ser.

O mais improvável é Cássio manter a candidatura e, até a eleição, não haver qualquer definição por parte do TSE e, por conseguinte, do STF. Digo que este caminho é o mais improvável por dois motivos: primeiro que a Justiça, atualmente, está muito mais célere. Depois, porque Cássio, no fundo, no fundo, sabe da extensão do seu problema. E, se mantiver a candidatura, pode ser eleito, mas nem chegar a assumir. Seria como dar de bandeja um mandato ao terceiro colocado.

Restam-lhe dois caminhos. O primeiro é Cássio, o mais rápido possível, abdicar da condição de candidato e apresentar o seu substituto ou substituta. Teria os guias eleitorais para apresentar o novo candidato ou candidata à Paraíba e apostar em seu poder de transferência de votos. Corre o risco de não conseguir transferir o suficiente para garantir a eleição do novo postulante.

O segundo é arrastar a candidatura até a reta final, anunciar a desistência, colocar um substituto ou substituta no lugar e rezar para que a notícia da desistência não se espalhe pela Paraíba. Desta forma, com foto na urna e tudo, apostar para que a Paraíba vote nele pensando que está votando nele, mas, na realidade, esteja votando em outra pessoa.

Este caminho também tem seus riscos, pois Cássio poderá não conseguir fazer com que a maioria dos seus eleitores deixe de saber da sua desistência. Em tempos de velocidade da comunicação, com as ferramentas da internet, o rádio, a TV, jornais, panfletos, boca a boca, etc, etc, etc… esta também não é uma boa opção.

Resta-lhe… Não, não tem mais opções. Só estas três. E ele tem que pensar rápido e decidir logo. A reta final está aí. A guilhotina da Justiça também. E agora José?

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026