2013: O PSOL e a Política Paraibana.
(Tárcio Teixeira – Membro da Comissão Nacional de Ética do PSOL)
Amigos/as da Paraíba, em 2012 consolidamos o PSOL como uma importante alternativa no cenário político paraibano: mostramos nossa disposição ao diálogo com a sociedade e outras forças políticas; temos militantes inseridos nas mais diversas organizações sociais; provamos ser uma importante alternativa eleitoral; e, principalmente, provamos que é possível fazer política sem sectarismo e sem atrelamento com as elites da Paraíba.
Além da participação ativa dos/as militantes do PSOL nas principais lutas do ano que passou, a exemplo da defesa da saúde pública e contra o processo privatizante, atos pela redução da passagem e defesa dos direitos humanos ao lado das mulheres, negros e população LGBT; tivemos ainda participação importante dos/as militantes dos/as militantes do PSOL em entidades como sindicatos, órgão de fiscalização da profissão e movimentos sociais.
A presença do companheiro Renan como candidato a prefeito de João Pessoa foi fundamental no processo de renovação do PSOL e da política em nosso estado. Sem sombra de dúvidas essa foi a candidatura do PSOL que mais ampliou e dialogou na capital até os dias de hoje. A composição de uma Frente com um importante partido como a Consulta Popular e o envolvimento de importantes representações dos movimentos sociais, dos quais destaco o Movimento LGBT, Ambientalistas, Mulheres e Negros, deixou claro a disposição do PSOL ao diálogo e o compromisso com a luta social de forma ampla, sem esquecer a importância do movimento sindical.
Temos a clareza de que os mais de 60% dos votos em Luciano Cartaxo não foram diretamente no candidato do PT, mas prova de que o povo não quer o retorno de Cícero Lucena e, da mesma forma, não quer seguir os desmandos de Ricardo Coutinho e do PSB; não à toa os 6.000 votos no PSOL, muito bem representado por Renan Palmeira. Tivemos influência direta no processo eleitoral de João Pessoa, no fracasso do governador e da histórica direita paraibana, da mesma forma deixamos claro que não queremos, e não vamos, repetir as traições do PT; somos parte importante da nova política.
Somos uma nova alternativa eleitoral na Paraíba, no executivo e no legislativo, estivemos com candidatos nas principais cidades do estado, tivemos candidato a vereador com 1.600 em João Pessoa e quase 1.000 em Campina Grande, passamos dos 08% em Santa Rita e enfrentamos a dura disputa do sertão em Patos, Sousa e Cajazeiras.
Em 2013 é ano de Congresso Nacional do PSOL e, consequentemente, de renovação nos Diretórios Municipais e Estaduais; na Paraíba o último ano mostrou a importância de renovação na política, reanimou históricos/as militantes, consolidou novos/as dirigentes e deixou claro que o PSOL na Paraíba quer, e vai, ser grande como já é em todo Brasil.
2013 é ano de seguir a política vitoriosa de 2012, avançar no processo organizativo, consolidar novos militantes, ampliar os Diretórios Municipais e seguir nas lutas sociais em defesa dos diretos sociais e de uma sociedade sem explorados/as e exploradores/as.
Viva o PSOL, Viva a Luta do Povo!
Tárcio Teixeira
Presidente do Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região- Paraíba (CRESS/PB)
Membro da Comissão Nacional de Ética do PSOL
Assistente Social do Ministério Público da Paraíba
Assessoria








