Categorias: Política

Psol aciona PGR contra ministro por crime de responsabilidade

O Psol entrou com representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro do Turismo, Pedro Novais, por crime de responsabilidade. O partido reclama que o ministro feriu o artigo 50 da Constituição ao deixar de prestar esclarecimentos ao Congresso a respeito de 18 convênios e quatro propostas de convênio alvos de suspeitas. Desde junho a legenda aguarda, sem sucesso, o envio das cópias desses processos.

A pasta teria 30 dias, a contar do recebimento do pedido, em 15 de julho, para responder o ofício do Psol, datado de 30 de junho. O ministério só se manifestou três dias após o vencimento do prazo. Mas para informar que não tinha condições de enviar os processos que seriam “em número superior a 100”. O Turismo argumentou, ainda, que não havia necessidade de enviar a documentação à Câmara porque a Controladoria-Geral da União (CGU) já estava examinando os casos apontados pelo partido.

Em audiência na Câmara, em agosto, Pedro Novais chegou a se comprometer a enviar todas as explicações solicitadas à Casa. O líder do partido do ministro, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), assegurou ao líder do Psol, Chico Alencar (RJ), que as informações seriam enviadas e que isso ainda não havia ocorrido por um “mal entendido”.

O parágrafo 2º do artigo 50 da Constituição Federal estipula prazo para que o Executivo preste esclarecimentos aos parlamentares: “As mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal poderão encaminhar pedidos escritos de informação a Ministros de Estado ou a qualquer das pessoas referidas no caput deste artigo, importando em crime de responsabilidade a recusa, ou o não atendimento, no prazo de trinta dias, bem como a prestação de informações falsas”.

Em agosto, o então secretário-executivo do ministério, Frederico Costa, foi preso, assim como outras mais de 30 pessoas, sob a acusação de participar de fraude de um convênio no Amapá.

Congresso em Foco

Últimas notícias

VIROU PASSEIO: com hat-trick de Éverton Heleno, Campinense marca quatro vezes e atropela o Botafogo, no Amigão

Ocupando apenas a 7ª posição no Campeonato Paraibano, o Campinense recebeu a equipe do Botafogo…

31 de janeiro de 2026

MPPB lança cartilha digital sobre viagens e hospedagens com crianças e adolescentes

Promotora ressalta que é alto o índice de crianças e adolescentes impedidos de viajar ou…

31 de janeiro de 2026

Folia de Rua anuncia cancelamento do show da cantora Priscila Senna nas prévias de Carnaval em JP

O direção do Folia de Rua usou as redes sociais para anunciar que o show…

31 de janeiro de 2026

Deputado Aguinaldo Ribeiro fortalece diálogo com lideranças e projeta futuro político da Paraíba

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro dedicou a sexta-feira (30) a uma série de encontros estratégicos…

31 de janeiro de 2026

Após audiência de custódia, Justiça mantém prisão de mulher que confessou morte da mãe na Paraíba

A Justiça da Paraíba manteve a prisão da mulher que confessou ter assassinado a própria…

31 de janeiro de 2026

Prestes a desaparecer das ruas, orelhões vão deixar saudades para paraibanos; locutores e ouvintes recordam tempos áureos

Uma cabine icônica. Que fez história. E teve a sua relevância em determinada época para…

31 de janeiro de 2026