Categorias: Política

Protecionismo não é saída para a crise, diz Lula no Fórum Social

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (30), em Belém (PA), que medidas protecionistas não irão resolver a crise financeira internacional. Lula usou o argumento para dizer por que o governo desistiu de aplicar barreiras não-tarifárias a produtos importados.

“O presidente não veta, o presidente decide. Tenho uma tese e já disse várias vezes: não acho que o protecionismo vai resolver o problema da crise. Se cada país resolver colocar um muro em torno de si e achar que não precisa mais de nada, a crise vai piorar”, disse o presidente.

Ele afirmou ainda que caso o presidente Barack Obama ceda a pressões para dar exclusividade de obras a empresas siderúrgicas norte-americanas em seu pacote de gastos seria um “equívoco”. O presidente destacou que princípios como globalização e livre comércio foram pregados pelos países desenvolvidos.

“Se isso é verdade, é um equivoco a gente entender que o protecionismo resolve o problema da crise. O protecionismo, neste momento, vai agravar o problema da crise. É importante lembrar que os países ricos inventaram essa tal de globalização, a história de que o comércio poderia fluir livremente pelo mundo, na época em que estavam crescendo e queriam vender. Não é justo que, agora que eles entraram em crise, esqueçam do esforço do livre comércio, da globalização e passem a ser os protecionistas que eles nos acusaram de ser”, afirmou Lula.

O presidente brasileiro reafirmou também que a crise nasceu nos países ricos e cobrou atitude dos governos dos governantes destes países. “Queremos que os Estados Unidos e a Europa resolvam o problema da crise para o mundo pobre volte a crescer.”

Lula voltou a defender a regulação de mercado financeiro e a diferenciar a crise atual das anteriores, quando os países em desenvolvimento eram obrigados a cortar gastos. O presidente afirmou ainda que os países ricos estão sem direção na crise.

“Uma coisa importante desta crise é que os países ricos não sabem o que fazer. Eu não vi o FMI dar palpite sobre essa crise, não vi o Banco Mundial dizendo como tem de fazer. Quando a crise era no Brasil, todos eles sabiam como resolver, agora que eles têm que resolver é como a gente fala, o calo no pé dos outros é mais fácil”, disse o presidente.
 

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024

Em JP, Daniella Ribeiro é homenageada por representantes dos setores de turismo e eventos

A senadora Daniella Ribeiro foi homenageada nesta segunda-feira (29), em João Pessoa, por empresários do…

29 de abril de 2024

Força-tarefa de Combate ao Crime Organizado prende homem por roubos e homicídios em João Pessoa

Um homem de 63 anos, identificado pelas iniciais J.R.A.F., foi preso na tarde da última…

29 de abril de 2024

BALANÇO: Polícia Militar apreende 36 armas e intensifica ações contra a criminalidade na Paraíba

A atuação firme da Polícia Militar da Paraíba no combate à criminalidade resultou na apreensão…

29 de abril de 2024