Categorias: Política

Promotor de Justiça cobra de Cartaxo reparos em obras de mobilidade de JP

PUBLICIDADE

 Há mais de um ano o 2º promotor de Justiça do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa, João Geraldo Barbosa, vem comunicando a Prefeitura Municipal sobre as irregularidades presentes nas obras de artes especiais (pontes, viadutos, passarelas e elevados) da capital e não obtém resultados. Segundo o promotor, foi aberto um prazo para que os órgãos de infraestrutura do município iniciassem os reparos necessários nesses equipamentos, que, de acordo com João Geraldo, foi cumprido apenas pela Defesa Civil e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), que fizeram as vistorias e começaram as obras.

No entanto, João Geraldo informou que, além do titular da Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra), Cássio Andrade, não comparecer às audiências públicas para debater as irregularidades, ainda pediu mais 30 dias depois do prazo estipulado pelo Ministério Público para começar a formular um cronograma de manutenção.

Na audiência, a Seinfra e a Secretaria de Planejamento de João Pessoa (Seplan) não compareceram e se justificaram, por meio da assessoria de imprensa, informando não ter conhecimento sobre os relatórios das vistorias, pois o secretário Cássio Andrade teria assumido apenas no início da nova gestão do prefeito Luciano Cartaxo, de acordo com o promotor João Geraldo. “O que não é verdade, porque no caso particular do doutor Cássio Andrade, todos sabem que ele vem desde a gestão anterior”, refutou o promotor.

De acordo com o promotor João Geraldo, a última audiência foi realizada no dia 8 de maio, e teve como objetivo saber as medidas de manutenção dos órgãos públicos responsáveis, diante das irregularidades encontradas na vistoria feita pela Defesa Civil, que totalizaram problemas em 12 viadutos, 10 pontes e oito passarelas, e identificar o grau de risco dessas danificações. O promotor comentou que, devido às oscilações climáticas, com as chuvas, a necessidade do conserto dessas obras de artes especiais é ainda maior.

“Na hora de fazer os serviços por meio da Secretaria de Infraestrutura do município, nada foi feito até a presente data, o que lamentamos, porque isso pode causar sérios problemas”, disse. Em inspeções realizadas pela Defesa Civil de João Pessoa, foram identificados pontos mais cruciais que comprometem as estruturas, como guarda-corpo com fissuras, degradação do concreto, corrosão e oxidação das estruturas, cabeceiras e pisos desgastados com infiltrações, placas de sinalização danificadas, drenagem destruída, iluminação deficiente e danificada, presença de vegetação indevida, erosão do aterro no entorno dos elementos, avarias nas calhas de concreto, deslocamento de juntas, recalque diferencial no aterro e desgastes dos revestimentos.

Já nos laudos emitidos pelo Corpo de Bombeiros foram apontados ausências de certificado de aprovação e saídas de emergência, além de execução, que são autorização de responsabilidades técnicas.

Prefeitura
O 2º promotor de justiça João Geraldo requisitou que as três secretarias, Seinfra, Seplan e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC–JP), se reunissem e elaborassem, em conjunto, um plano de manutenção dos equipamentos vistoriados pela Defesa Civil.

 

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Entre o Mérito e o Desvio do Caminho!

Em 2018, como um furacão decidido, Julian Lemos entregou-se de corpo e alma à candidatura…

9 de dezembro de 2025

Rede Estadual: Pré-matrícula escolar começa nesta terça; confira prazos para veteranos e novatos

Começa nesta terça-feira (9) o período de pré-matrícula para o ano letivo de 2026 na…

9 de dezembro de 2025

Assembleia aprova novas medidas de enfrentamento à violência contra mulher

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou por unanimidade o Programa Integrado Patrulha Maria da…

9 de dezembro de 2025

Do PSB para o PP: gratidão ao grupo Ribeiro deve pesar em escolha partidária, admite Júnior Araújo

O deputado estadual Júnior Araújo (PSB) afirmou, nesta terça-feira (9), em entrevista à CBN João…

9 de dezembro de 2025

Wilson Filho reage às declarações de Cícero Lucena e afirma que “ninguém está com a consciência à venda”

O secretário de Educação da Paraíba e deputado estadual licenciado, Wilson Filho (Republicanos), comentou nesta…

9 de dezembro de 2025

Veneziano detalha dados econômicos positivos do governo Lula e rebate discursos da oposição

Em pronunciamento na tribuna do Senado Federal nesta segunda-feira (8), o senador Veneziano Vital do…

9 de dezembro de 2025