Categorias: Política

Projeto de Wilson Filho abre caminho para aportes internacionais nos moldes do Fundo Amazônia

PUBLICIDADE

A vegetação da Paraíba se caracteriza basicamente pela caatinga, e a degradação tem sido uma ameaça crescente. O deputado estadual Wilson Filho apresentou nesta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa, a Indicação de número 845/2021, que propõe a criação do “Fundo Sertão”, que tem o objetivo de estimular ações para o monitoramento, conservação e recuperação do bioma no território paraibano, nos mesmos moldes de abertura para recebimento de investimentos internacionais de grande porte do Fundo Amazônia.

Conforme a proposta, as nações, entidades, multinacionais e demais empresas que apoiarem o projeto do Fundo Sertão serão beneficiadas com incentivos por meio de créditos de carbono, uma espécie de certificado internacional emitido como pagamento pelo comprometimento com a redução do efeito estufa e o aquecimento global.

“Nossa ideia é incentivar o desenvolvimento econômico e combate à pobreza nas regiões distantes dos grandes centros, nas áreas onde a caatinga prevalece. Isso irá contribuir para a preservação do nosso bioma, essencial para a redução do processo de desertificação. Dessa forma, o Governo deve gerar incentivos para que nações e empresas comprometidas com o meio ambiente contribuam para as ações de conservação da caatinga”, afirmou Wilson Filho.

O “Fundo Sertão é similar ao Fundo Amazônia que já existe na região Norte e que já integra 102 projetos de ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado no início deste mês, mostra que boa parte do Nordeste já tem enfrentado secas mais intensas e temperaturas mais altas e o desmatamento das áreas de caatinga está contribuindo para agravar a desertificação. A Paraíba já é o segundo estado do país mais impactado pela desertificação, com uma área de 27,7% de sua área atingida, segundo a Universidade Federal de Alagoas que monitora o semiárido desde o ano de 2012.

Global Citizen

A proposta apresentada pelo deputado estadual Wilson Filho é compatível com a pauta do Global Citizen Live, um evento em defesa do planeta e contra a pobreza. Nesta terça-feira (23), a banda inglesa Cold Play enviou uma mensagem direcionada a governadores do Brasil, entre eles o paraibano João Azevêdo, convocando para a participação no evento.

De acordo com Wilson Filho, a execução da proposta traria inúmeros benefícios para a preservação do meio ambiente e combate à pobreza na Paraíba, através de ações de desenvolvimento sustentável. “Esta é uma preocupação mundial diante das mudanças climáticas já vigentes e ações como o Fundo Sertão devem ser priorizadas. O processo de desertificação já é uma ameaça para as pessoas que residem nas áreas do Semiárido”, concluiu Wilson.

Da Redação com Assessoria

Últimas notícias

Paraíba registra a menor taxa de desemprego da história em 2025

A Paraíba vive um momento histórico no mercado de trabalho. De acordo com os dados…

20 de fevereiro de 2026

Cagepa denuncia pela quinta vez obra de drenagem da Prefeitura que danifica rede de esgoto em JP

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nesta sexta-feira (20) que, pela…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026

Pré-campanha em Campina Grande movimenta auxiliares de Bruno Cunha Lima rumo a 2026

A cena política de Campina Grande começa a se intensificar na pré-campanha para 2026, com…

20 de fevereiro de 2026

VÍDEO: Mô Lima confirma apoio a Lucas Ribeiro ao Governo e reforça aliança com João Azevêdo e Nabor para o Senado

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), oficializou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP)…

20 de fevereiro de 2026

“Deusdete está indo para o Tribunal de Contas, isso são favas contadas”, afirma líder do governo na ALPB

A ida do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB), para…

20 de fevereiro de 2026