Projeto de Veneziano estimula a produção de alimentos orgânicos beneficiando os agricultores familiares

PUBLICIDADE

Poucos projetos como o apresentado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) ao Senado Federal produzirão, caso aprovado, tantos impactos positivos na saúde da população, no aumento das vendas dos pequenos produtores rurais, além do aumento da produtividade desse segmento estratégico para a agricultura nacional, já que boa parte da produção de alimentos é oriunda da agricultura familiar. Portanto, a proposta de Veneziano visa estimular a sustentabilidade ambiental, econômica e social do país. Não bastassem esses efeitos, o projeto ainda estimula a indústria nacional de equipamentos agrícolas.

Trata-se do Projeto Lei n° 6.033/2019, que cria isenções fiscais para produtores rurais de alimentos orgânicos ou sem lactose. O PL já foi aprovado pela comissão de Agricultura do Senado.

Apesar do aumento do consumo nas últimas décadas, os alimentos orgânicos ainda continuam longe da mesa dos mais pobres em razão de serem mais caros que os alimentos cultivados com usos de produtos químicos, que fazem mal à saúde.

O Projeto de Lei apresentado por Veneziano Vital no Senado é um estímulo aos produtores agrícolas de alimentos orgânicos no Brasil, a amplíssima maioria oriunda de pequenos produtores da agricultura familiar.

Sobretudo no Nordeste. Segundo levantamento do Sebrae, a produção nordestina de alimentos orgânicos é a terceira do país, atrás da região Sul, esta com mais da metade dos produtores nacionais, e do Sudeste. Segundo esse estudo, o Brasil já é maior produtor de alimentos orgânicos na América Latina.

Caso aprovado, o PL de autoria de Veneziano Vital isentará os produtores de alimentos orgânicos da cobrança de Imposto sobre a Renda, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, Imposto sobre Produtos Industrializados, Imposto de Importação e Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural.

O texto ainda prevê a isenção de IPI para aquisição, por parte desses produtores, de equipamentos agrícolas no país, estimulando a indústria de bens de capital nacional, além da isenção de Imposto de Importação para aqueles que resolveram importar esses equipamentos. . O projeto está agora em discussão na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Chico Mendes anuncia “campanha limpa” em Cajazeiras e afirma que povo da cidade não aguenta mais ataques e difamações

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Cajazeiras, Chico Mendes (PSB), fez um discurso…

20 de maio de 2024

TCE aperta o cerco contra contratações irregulares: municípios e Estado têm 120 dias para informar nomes e reduzir vínculos

Prefeituras e Governo do Estado da Paraíba têm 120 dias para apresentar ao Tribunal de…

20 de maio de 2024

Cida Ramos reafirma alinhamento com o PT e compromisso com princípios

Na tarde desta segunda-feira (20), a deputada Cida Ramos (PT) respondeu às declarações do deputado…

20 de maio de 2024

Diferente de George Morais, vereador Márcio Melo, de CG, ainda aponta rompimento entre Bruno e Romero como inevitável

Diferentemente do deputado George Morais (União ) Brasil, que prevê um realinhamento político entre o…

20 de maio de 2024

Veneziano é o senador com maior engajamento nas redes sociais, aponta pesquisa

O vice-presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), foi destaque em pesquisa…

20 de maio de 2024

MPPB recomenda medidas para promoção da igualdade racial nas escolas da Paraíba

A recomendação integra o Procedimento Administrativo 002.2024.025285 e foi expedida pela 51ª promotora de Justiça…

20 de maio de 2024