Categorias: Política

Projeto da LDO 2026 começa a tramitar na Câmara Municipal de João Pessoa

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) iniciou, nesta terça-feira (22), a tramitação do Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 182/2025, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2026. A proposta teve sua primeira leitura em plenário durante a sessão ordinária e ainda passará por outras duas leituras obrigatórias antes de avançar para as próximas etapas.

Conforme determina o Regimento Interno da Casa, o projeto será lido em três sessões ordinárias, realizadas no Plenário Senador Humberto Lucena. Após esse processo, o documento será encaminhado à Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), presidida pelo vereador Tarcísio Jardim (PP), que ficará responsável por designar um relator e estabelecer o calendário de tramitação.

A LDO é uma peça fundamental para a organização das contas públicas e serve como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano Plurianual (PPA) referente ao período de 2026 a 2029. O texto segue os princípios previstos no artigo 165 da Constituição Federal, na Lei Orgânica do Município de João Pessoa e na Lei Municipal nº 9.999/2003.

Além da tramitação interna, a proposta passará por audiências públicas com secretários municipais e representantes da sociedade civil. Nessa fase, também será aberta a possibilidade para apresentação de emendas por parte dos vereadores e da população.

Depois do recebimento do projeto, a Comissão de Finanças terá dez dias para apresentar uma Resolução com o cronograma completo das etapas seguintes: datas das audiências, prazos para emendas, possíveis alterações do Executivo e parecer final do relator, antes da votação em plenário.

A LDO é o primeiro passo formal na construção do orçamento do município para o próximo ano e será peça-chave para a definição das prioridades da gestão pública de João Pessoa em 2026.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cabo Gilberto fala em “regime de exceção”, enquanto Veneziano cobra debate sobre PL da dosimetria

O Projeto de Lei da dosimetria, aprovado na Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira…

10 de dezembro de 2025

“Encaminhamento excrescente”: Veneziano ataca decisão da Câmara e diz que Senado vai rever PL da dosimetria

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) criticou a aprovação do chamado “PL da dosimetria”…

10 de dezembro de 2025

Couto detona aprovação do “PL da dosimetria” na Câmara: “A democracia foi duramente atacada”

O deputado federal Luiz Couto (PT) criticou nesta quarta-feira (10), a aprovação do chamado “PL…

10 de dezembro de 2025

Justiça afasta juiz da 1ª Vara Cível de João Pessoa por suspeita de vender decisões

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) determinou o afastamento, por 180 dias, do juiz…

10 de dezembro de 2025

Justiça converte em preventiva a prisão de PM que confessou feminicídio às margens da PB-095

A Justiça converteu, nesta quarta-feira (10), em preventiva a prisão em flagrante do policial militar…

10 de dezembro de 2025

Presente de Natal? Câmara aprova projeto que reduz 13º salário de médicos em Cabedelo

A Câmara Municipal de Cabedelo aprovou ontem, terça-feira (9), o projeto enviado pelo Executivo municipal…

10 de dezembro de 2025