A Paraíba o tempo todo  |

Professor da UFPB reconhece que será difícil se combater Fake News nas eleições

O professor e pesquisador do Laboratório em Vídeo Digital (Lavid) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Carlos Eduardo Batista, disse que ainda há muito que se avançar para se chegar a uma tecnologia que combata o fake news. Segundo ele, por enquanto, há apenas técnicas para detectar a veracidade de uma notícia, por meio de um processo investigativo, que já conta inclusive com agências especializadas para checar a informação.

 

Por isso, o Lavid está realizando um estudo para uma melhor compreensão de como funciona as fakes news e após descobrir o passo-a-posso deste funcionamento, propor mecanismos para coibi-los.

 

“Para detectar uma notícia falsa, sem a utilização de uma empresa especializada nisto, é preciso ter um certo grau de conhecimento técnico, para checar na própria internet aquele conteúdo. Se o site está há muito tempo no ar. Qual é o seu domínio. Se veio de uma fonte crível. Há quanto tempo está no ar. Se é oficial. Há vários indicadores técnicos que podem ser checados para fechar um contexto sobre o grau de confiabilidade”, explicou.

 

De acordo com Eduardo, o que vem sendo utilizado para verificar a confiabilidade de determinadas notícias são as chamadas Factory Chaking. “Por enquanto, ainda não há tecnologia eficaz para coibir fakes news. Apenas verificadores de fatos e caminhos para facilitar que o usuário distinguir uma notícia falsa”, declarou.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe