Categorias: Política

Procurador garante que não há casos de nepotismo na PMJP

PUBLICIDADE

Nepotismo: procurador da PMJP vê “denuncismo” e nega irregularidade em cargo ocupado por irmã de Cartaxo

O procurador da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Rodrigo Farias, lamentou, nesta terça-feira (30), a representação da Coligação Trabalho de Verdade, capitaneada pela professora Cida Ramos (PSB) contra o prefeito Luciano Cartaxo (PSD), no Gaeco, sobre um suposto nepotismo praticado na gestão municipal envolvendo cerca de 40 servidores, entre eles a irmã do prefeito, Célia Maria Cartaxo Pires de Sá.

Ele ressaltou que nenhum dos nomes citados se enquadra na lei anti nepotismo e que muitos deles sequer são parentes do prefeito, mas acabaram tendo os nomes expostos por conta de picuinhas políticas.

“Primeiro temos que lamentar. A gente vive em um país que passa por um momento de crise política, que o eleitor quer discutir propostas, quer ouvir candidatos, quer saber o que eles podem fazer para mudar a vida das pessoas, e a gente vê uma continuidade de um denuncismo sem pé nem cabeça que impressiona. O que é a denuncia? Uma lista de supostos parentes do prefeito, é algo tão absurdo que nessa lista temos pessoas como Damiana Alves Cartaxo, que ganha um salário mínimo, é auxiliar, e está na prefeitura desde 2002, e que não tem qualquer parentesco com o prefeito, entre outros que estão há mais de 20 anos, são concursados e não tem qualquer vinculação com o prefeito. Ou seja, primeira premissa. Não há qualquer enquadramento na lei de nepotismo dos citados nessa lista, é uma lista que envolve pessoas num debate político sem pé nem cabeça”, lamentou.

Segundo o procurador, a súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal veda a contratação de parentes até 3º grau, salvo se funcionário efetivo, o que se enquadra no caso da irmã do prefeito.

“Sobre a irmã do prefeito, não vou me aprofundar na discussão jurídica, vou falar tão somente de princípios elementares. Estamos falando em uma servidora concursada, é servidora efetiva do município de João Pessoa. O nepotismo não se aplica a servidor efetivo de carreira, basta ler as leis que regulam o nepotismo que de forma expressa mostra, inclusive no regulamento do Supremo, que não se pode nomear parente até 3º grau, salvo se funcionário efetivo. Ora, na Corte maior é um dispositivo expresso. Lamento envolver pessoas que não tem nada a ver nesse debate político rasteiro. No ponto de vista jurídico isso não é uma denuncia que tenha qualquer consistência”, disse.

O procurador ainda tachou a denúncia de politiqueira e vazia e fez um apelo para que o debate não seja rasteiro.

“Esse momento que a gente passa no país é para capitanear uma discussão de idéias. Denuncia vazia, denuncia politiqueira, transformar o jurídico no político, não é isso que a gente quer não, eu só tenho a dizer e deixar claro que não se aplica nepotismo em servidor de carreira”, arrematou.


PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024