Os peritos do Senado não encontraram participação de Dilma Rousseff nas pedaladas fiscais. Em entrevista a uma emissora de rádio de Brasília o procurador Júlio Marcelo de Oliveira do Ministério Público de Contas, responsável pelo relatório que serviu de base para a reprovação das contas de 2014 do governo pelo TCU, comentou sobre a conclusão da perícia encomendada pela defensa da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), que tem como advogado o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, contrariando opiniões de petistas paraibanos como o presidente do PT pessoense Jackson Macêdo que opinou nas suas redes sociais sobre a perícia.
“Evidente que a perícia não iria encontrar um ato da Presidente na ‘pedalada’ junto ao Banco do Brasil. Isso já havia sido até dito e explicado. Os motivos que levaram o TCU a repudiar os empréstimos ilegais feitos de maneira forçada junto ao Banco do Brasil, BNDES e Caixa não foram atos ostensivamente praticados pela presidente ou seus auxiliares, mas a falta de atos, justamente a omissão de pagamentos devidos aos bancos federais. Uma fraude se caracteriza justamente pela dissimulação, pela obtenção de efeitos proibidos sem a prática ostensiva do ato que produziria tal efeito. Exatamente por configurar uma fraude, com maquiagem das estatísticas fiscais, em escala bilionária, não se poderia imaginar que tamanha manobra pudesse ocorrer sem o conhecimento pleno e anuência de sua principal beneficiária. Essa foi a convicção que levou os ministros do TCU a, de forma unânime, emitirem um parecer pela rejeição das contas em 2014, por irregularidades que, em essência, se repetiram em 2015”, disse o procurador.
A posição do procurador contraria a opinião do presidente do PT pessoense Jackson Macêdo que opinou nas suas redes sociais sobre a perícia. Para ele, os peritos descobriram o Brasil. “Os peritos do Senado descobriram o Brasil. Claro que não existiu crime de responsabilidade”, afirmava Jackson no seu Facebook. Segundo jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira (28), o resultado da pericia não muda a contabilidade do Planalto indica 60 votos pelo impeachment.
Redação
Dez pessoas passaram por momentos de sufoco na tarde deste sábado (21), no Litoral Norte…
A madrugada deste domingo (22) foi marcada por um tiroteio no bairro do José Américo,…
Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…
Um encontro aparentemente casual entre dois nomes históricos da política paraibana acabou ganhando contornos de…
O Senador e pré-candidato à reeleição Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) esteve neste sábado (21)…
Nesta segunda, 23, serão exumados os corpos dos cinco Mamonas Assassinas — a banda que…