Categorias: Política

Primeiro debate com prefeitavéis mostra como será tom de campanha em João Pesssoa

O primeiro debate promovido pelo Sistema Arapuan de Comunicação nesta quinta-feira (17), entre os candidatos a prefeito de João Pessoa, deu o tom da campanha. Saúde, educação e corrupção e mobilidade urbana foram os temas mais discutidos pelos prefeitáveis.
O debate reuniu nove pré-candidatos a prefeito de João Pessoa, integrantes de partidos com representação no Congresso Nacional, que foram oficializados nas últimas convenções municipais. O programa ficou marcado por muitas críticas entre eles, e também à gestão de Luciano Cartaxo (PV), ao governador João Azevêdo (Cidadania), ao pré-candidato Ricardo Coutinho (PSB) e pela pouca apresentação de propostas concretas para a cidade.

Na saúde, os candidatos abordaram a falta de médicos e de medicamentos nos Postos de Saúde como também a demora na marcação de consultas.

Com relação à educação, os candidatos denunciaram a falta de merenda escolar e de fardamento.

Na questão da corrupção, os temas centrais foram a falta de transparência da gestão municipal com relação aos gastos públicos com destaque para o combate e prevenção à Covid-19.

A mobilidade urbana também esteve na pauta do debate principalmente a deficiência no transporte público e a falta de pavimentação das ruas, problema, que segundo os candidatos, é mais grave em bairros da periferia.

Já no inicio do debate, a pré-candidata Edilma Freire, do Partido Verde (PV), ao responder questionamento do pré-candidato Cícero Lucena (Progressistas) sobre política habitacional, destacou a construção de em torno de 10 mil habitações na atual gestão de Luciano Cartaxo, que ela fez parte.

Na sequência, Cícero criticou o transporte público urbano da Capital, e questionou o pré-candidato do PSOL, Pablo Honorato, sobre os problemas de mobilidade urbana de João Pessoa.

O tema concurso público foi o tema do confronto entre os pré-candidatos João Almeida (Solidariedade) e Carlos Monteiro (Rede).

Carlos Monteiro defendeu o investimento e a priorização do servidor público efetivo, nomeado por meio do concurso público, e condenou a prática de contratação de cargos comissionados.

Em confronto, Ruy Carneiro e Wallber Virgolino debateram o tema corrupção e fizeram duras críticas à gestão do ex-governador Ricardo Coutinho, que é réu nos altos da operação Calvário. “Ele é responsável pelo maior escândalo na saúde da Paraíba com o desvio de R$ 134 milhões de recursos da saúde”, disse o tucano.

, Pablo Honorato (PSOL) e Nilvan Ferreira (MDB) protagonizaram um capítulo à parte. O socialista criticou o emedebista pela atuação em programas televisivos, com foco policial, em João Pessoa. Segundo ele, o comunicador e a imprensa, de um modo geral, trata de forma pejorativa as comunidades carentes da cidade.
Já o pré-candidato Anísio Maia (PT) cobrou do governo municipal o desenvolvimento de políticas públicas sociais. Segundo ele, a Prefeitura de João Pessoa recebeu recursos do Governo Federal para combater a fome e a pobreza apenas durante os governos do PT, nas gestões de Lula e Dilma Rousseff.

O pré-candidato Carlos Monteiro defendeu que a população de João Pessoa está precisando de mais empregos e defendeu o enxugamento da máquina pública.

Redação

Últimas notícias

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

16 de fevereiro de 2026

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026