A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Presidente já escolheu 24 ministros, ainda faltam outros 15 nomes

 A presidente Dilma Rousseff definiu a indicação de mais sete ministros que vão compor o governo. A maioria é do PT, mas isso não acalmou o partido.

Dentro do partido existem vários grupos ou correntes com pensamentos e interesses diferentes. Dos sete anunciados, cinco são do PT, mas a expectativa em Brasília continua. Ainda faltam 15 nomes. Até agora, 24 foram foram anunciados.

O anúncio saiu logo depois que a presidente voltou do descanso de cinco dias na Base Naval de Aratu, na Bahia. Em nota, foram divulgados os nomes de mais sete ministros para o segundo mandato de Dilma Rousseff.

 

A presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou na tarde desta terça-feira (30) o nome do novo ministro da Cultura. Será Juca Ferreira (PT-SP), que já ocupou o cargo entre 2008 e 2011. Dos 39 ministros da equipe de Dilma, 25 já foram anunciados oficialmente. Com o anúncio, o PT detém agora sete ministérios.

 

Este é o quarto anúncio de ministros feito pela presidente desde sua reeleição. O restante dos ministros deverá ser anunciado até amanhã (31). Os 39 ministros e ministras tomarão posse juntos no dia 1º, após a solenidade de posse de Dilma.

Juca vai assumir o lugar de Ana Cristina da Cunha Wanzeler, que ocupava o ministério de forma interina depois da saída da senadora Marta Suplicy (PT-SP).

Juca Ferreira é sociólogo e nasceu na Bahia. Entre 2003 e 2008 ele foi secretário-executivo do Ministério da Cultura. Com a renúncia de Gilberto Gil, em 2008, Ferreira assumiu o comando da pasta, onde ficou até 2011, quando foi sucedido por Ana de Holanda. Em 2012, Ferreira foi nomeado secretário de Cultura da cidade de São Paulo, na gestão de Fernando Haddad (PT).

Confira lista com os ministros já anunciados:

PT:

Juca Ferreira – Cultura

Ricardo Berzoini – Comunicações

Patrus Ananias, Desenvolvimento Agrário

Miguel Rossetto – Secretaria-geral da Presidência

Pepe Vargas – Relações Institucionais

Carlos Gabas – Previdência

Jaques Wagner – Defesa

 

PMDB

Edinho Araújo – Portos

Eduardo Braga – Minas e Energia

Eliseu Padilha – Aviação Civil

Helder Barbalho – Pesca

Kátia Abreu – Agricultura

Vinicius Lajes – Turismo

 

PCdoB:
Aldo Rebelo – Ciência, Tecnologia e Inovação

 

PRB
George Hilton – Esportes

 

Pros

Cid Gomes – Educação

 

PSD
Gilberto Kassab – Cidades

 

PR
Antônio Carlos Rodrigues – Transportes

 

PP
Gilberto Occhi – Integração Nacional

 

PTB
Armando Monteiro – Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

 

Área econômica e técnicos não relacionados a partidos

Joaquim Levy – Fazenda

Nelson Barbosa – Planejamento

Alexandre Tombini – Banco Central.

Nilma Lino Gomes – Igualdade Racial

Valdir Simão – Controladoria Geral da União

 

 

A presidente já escolheu 24 ministros, faltam outros 15 nomes. A expectativa é de que a reforma ministerial seja concluída até quarta-feira (31). Até agora, PT e PMDB são os partidos com mais espaço no governo, cada um com seis ministérios. Outros cinco são da cota pessoal de Dilma Rousseff, entre eles, os da área econômica. Fazenda, Planejamento e Banco Central.

Nos bastidores de Brasília, se especula que essa demora da presidente em anunciar todos os nomes do Ministério se deve a insatisfação do PT, que deseja uma maior participação no novo governo.

 

Bom Dia Brasil e UOL

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe