O presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, anunciou nesta segunda-feira (4) que as prévias para a escolha do candidato à Prefeitura de João Pessoa serão realizadas no primeiro fim de semana de abril. A decisão contraria o posicionamento do deputado Luciano Cartaxo, que defendia a escolha do nome pela direção nacional do partido.
Em entrevista à CBN Paraíba, Macêdo salientou a importância da participação da militância e dos correligionários na escolha do candidato. “As prévias são um instrumento fundamental para fortalecer a democracia interna do partido e garantir que a candidatura escolhida tenha o apoio da base”, afirmou.
Cartaxo, que já se colocou à disposição para disputar a eleição, havia dito anteriormente que a escolha do candidato pela nacional seria “mais rápida e menos traumática”. No entanto, a decisão do diretório estadual coloca em xeque a sua candidatura.
Além de Cartaxo, a deputada estadual Cida Ramos também já colocou o nome à disposição para disputar o cargo na Capital. Outros nomes podem surgir até a data das prévias.
A disputa interna
A disputa interna no PT de João Pessoa já se arrasta há meses. Cartaxo, que foi prefeito da cidade entre 2013 e 2017, é considerado o nome mais forte do partido, mas enfrenta resistência de setores da militância que o acusam de ter se afastado das bases.
Cida Ramos, por sua vez, busca se apresentar como uma alternativa a Cartaxo. Ela tem o apoio de setores do partido que defendem uma candidatura mais à esquerda.
Em meio a tudo isso, o presidente do PT de João Pessoa, Marcus Túlio, deu uma entrevistando na qual deu a entender que o resultado das prévias não será o principal balizador do partido, mas sim a decisão da direção nacional do partido.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Criada pelo Congresso dos Estados Unidos em 2012 e sancionada no mesmo ano pelo então…
A Prefeitura de João Pessoa iniciou o período de inscrições para famílias interessadas em instalar…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar,…
A Polícia Federal confirmou a prisão de Ariadna Thalia, conhecida como “Arroto de Urubu”, apontada…
O técnico do Campinense, Evaristo Piza, que comandou o Botafogo-PB nesta temporada e garantiu a…
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou dois ex-prefeitos para cargos estratégicos no Executivo…