Categorias: Política

Presidente do TSE fala sobre situação de suplentes

Durante conversa com jornalistas em Recife (PE), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, falou sobre a Lei da Ficha Limpa e também sobre a situação dos suplentes de parlamentares. A conversa ocorreu antes da participação do ministro no encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, que ocorreu na capital pernambucana entre os dias 17 e 18 de fevereiro.

Questionado sobre a ocupação das vagas de parlamentares por suplentes, se estes seriam da coligação ou do partido do deputado que deixou a vaga, o ministro afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá examinar esse assunto em breve, com o Plenário completo após a posse do 11º ministro da Corte, Luiz Fux. A posse do novo integrante está marcada para o próximo dia 3 de março.

O STF já se posicionou ao julgar a liminar no sentido de que a vaga deve ser ocupada pelo primeiro suplente do partido e não da coligação. No entanto, Lewandowski afirmou que, pessoalmente, tem opinião de que a vaga pertence à coligação e não ao partido.

“Embora as coligações se desfaçam após as eleições, os efeitos delas se projetam no tempo”, destacou o ministro ao afirmar que essa questão deverá ser amplamente rediscutida quando o Supremo julgar o mérito da ação nas próximas semanas.

“O ministro Cezar Peluso deixará todos os temas polêmicos para decidir com o Plenário completo”, disse Lewandowski ao afirmar que o empate seria indesejável.

Ficha Limpa

Sobre o destino da Lei da Ficha Limpa, o presidente do TSE afirmou que é uma “incógnita” que será decidida também após o Plenário do STF estar completo. No entanto, Lewandowski declarou que “seja qual for esse destino, a Lei da Ficha Limpa é uma ideia que veio para ficar”.

Ele explicou que, em 2010, a lei produziu frutos importantes, pois o eleitor procurou conhecer o passado dos candidatos e os partidos filtraram mais na hora da escolha.

Encontro com presidentes dos TREs

Ao discursar no encerramento do encontro de presidentes dos TREs, o ministro Lewandowski destacou dados da pesquisa realizada pelo Instituto Sensus após as Eleições 2010 segundo a qual 94,4% dos eleitores aprovaram as urnas eletrônicas e 73% confiam na Justiça Eleitoral.

De acordo com o presidente do TSE, o índice de avaliação positiva da Justiça Eleitoral é equivalente ao do ex-presidente Lula quando este deixou o governo com 87% de avaliação positiva.

“Concentramos todos os esforços no êxito das eleições e fomos bem sucedidos”, afirmou o ministro ao lembrar que hoje outros países têm interesse em conhecer nosso sistema de votação como, por exemplo, a Itália, com quem o TSE está em negociação para assinar um acordo de cooperação.

Ampliação da tecnologia

O ministro Ricardo Lewandowski lembrou também que, “ao contrário do que muitas pessoas pensam, nessa entressafra eleitoral nós já estamos preparando as Eleições 2012”.

Destacou, por exemplo, que terá início a segunda fase de ampliação da rede de transmissão de dados que levam as informações dos cartórios eleitorais para os TREs e desses para o TSE. De acordo com ele, houve investimento pesado para aumentar em 695% a rede de transmissão dos cartórios para os TREs e de 272% dos TREs para o TSE. Na segunda fase essa ampliação será ainda maior. O investimento permitirá maior rapidez na transmissão de dados dos Boletins de Urnas no dia da votação.

Outra ação para as Eleições 2012 é o recadastramento biométrico. Em 2010, um milhão de eleitores foram recadastrados e, para 2012, outros 10 milhões serão identificados biometricamente.

O ministro participou ainda, nesta sexta-feira, do encerramento do 1º Congresso Regional das Escolas Judiciárias Eleitorais. No congresso, o tema discutido é a aplicação das últimas reformas eleitorais e as consequentes mudanças na jurisprudência.

 

 

TSE

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026