Categorias: Política

Presidente do TRE explica envio da Calvário de volta ao STJ e admite ‘constrangimento’ por festival de suspeições

PUBLICIDADE

 
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Oswaldo Trigueiro, admitiu ser “constrangedor” para a Justiça da Paraíba o festival de suspeições de juízes para julgar casos da Operação Calvário. “É constrangedor, é difícil, porque ela é em sequência, ela é em cadeia. Já chegou uns 15, pelo menos. E aí isso realmente torna-se incômodo”, desabafou em entrevista ao Programa Hora H, da TV Norte Paraíba, na noite dessa segunda-feira (28). 
 
“Mas eu não posso prejulgar os motivos pelos quais um magistrado entende, por ter uma situação superveniente de suspeição, dado o momento que se depara com determinadas situações”, ponderou o entrevistado.

O desembargador também explicou que a decisão do TRE da Paraíba pela devolução de cerca de vinte processos da Operação Calvário ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) se deu em razão de nova interpretação do Supremo Tribunal Federal sobre o foro de prerrogativa, o que alcança, por exemplo, do ex-governador Ricardo Coutinho.
 
“Com a recente decisão do STF que retira a competência da Justiça Eleitoral, ou de outra Justiça, colocando a ideia de que a prerrogativa de foro, mesmo a pessoa deixando aquele foro à época do fato, se prorroga, nós não temos mais competência para julgar, por exemplo, um ex-governador. Nesse caso, são cerca de 20 processos cuja figura principal é um ex-governador. Isso já é uma decisão pacificada do Supremo que não é competência regional”, justificou.
 
O presidente do TRE admitiu que as idas e vindas do Judiciário na interpretação de tramitações confundem o cidadão comum. “O cidadão comum percebe uma fragilidade e passa até  confundir, mas até nisso a gente está aprendendo, desde a eclosão da Lava Jato, a gente passou a enfrentar de fato situações cada vez mais graves”, pontuou.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025

Prefeitura tem contas reprovadas por descumprimento do gasto mínimo com educação

As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…

4 de dezembro de 2025