Presidente do Senado no 8 de janeiro de 2023, Veneziano participará de ato promovido por Lula que marcará 1 ano dos ataques

PUBLICIDADE

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que estava no cargo de Presidente da Casa no dia 8 de janeiro de 2023, participará do ato alusivo à tentativa de derrubada da democracia, que será realizado pelo Palácio do Planalto nesta segunda-feira (08/01). A solenidade está marcada para 15h, no Senado. Na ocasião, ocorrerá a entrega simbólica da réplica da Constituição Federal que foi levada da Corte por vândalos.

Veneziano destacou a importância do ato, denominado “Democracia Inabalada”, que marca 1 ano dos atos antidemocráticos que vandalizaram as sedes dos Três Poderes e tentaram derrubar nossa democracia. O Senador paraibano, que estava na presidência Senado no dia dos ataques, destacou a importância de não deixar essa passagem da história recente do Brasil cair no esquecimento. Ele também lembrou que, recentemente, o Senado Federal fez uma exposição com 50 registros fotográficos de 21 profissionais do Senado e da mídia externa, que registraram os sérios danos à estrutura da sede dos três poderes e a tentativa de derrubada da nossa democracia.

Parlamentares internacionais elogiaram a atuação de Veneziano diante dos atos antidemocráticos

Veneziano recebeu recentemente, em Brasília, uma comitiva de parlamentares do Reino Unido, que atuam no âmbito da União Interparlamentar – UIP. Durante a reunião, os parlamentares lembraram o lamentável episódio do dia 8 de janeiro e disseram ter acompanhado com a devida atenção os fatos ocorridos. Eles elogiaram a atuação e a tomada de providências imediatas de Veneziano, à época presidindo o Senado. Participaram da reunião os seguintes parlamentares: Holly Sloan, Fabian Hamilton, Karen Bradley, Jason McCartney, Kim Johnson, Mark Pawsey e Rosalind Scott, além de assessores e membros das embaixadas dos dois países.

“É preciso não esquecer atos antidemocráticos como esses para que nunca mais eles se repitam na história do nosso País”, disse Veneziano, ao atender o convite do presidente da República Luís Inácio Lula da Silva (PT) e confirmar presença no ato desta segunda-feira.

Assessoria de Imprensa

Últimas notícias

“Se o PT não me quer como candidato, como vou conviver com ele?”, questiona Cícero sobre relação com o partido e apoio a Lula

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), subiu…

17 de março de 2026

Léo Bezerra volta a se queixar sobre não ser convocado para reuniões do PSB, mas revela: ‘Meu nome é muito citado’

Vice-prefeito de João Pessoa e perto de assumir o Executivo municipal, Léo Bezerra voltou a…

17 de março de 2026

Hervázio endossa tese de Veneziano e diz que apoio de Cícero a Lula depende de reciprocidade do PT

O deputado estadual Hervázio Bezerra afirmou, na noite da última segunda-feira (16), em entrevista ao…

17 de março de 2026

MEC cita faculdades de João Pessoa com nota baixa em cursos de medicina e instaura supervisão; saiba quais

Três instituições de ensino superior de João Pessoa tiveram notas dos cursos de medicina consideradas…

17 de março de 2026

Paraíba apresenta maior índice de geração de empregos no Nordeste e o terceiro maior do Brasil, aponta CAGED

Dados divulgados nesta semana do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), no tocante ao…

17 de março de 2026

Restituição rápida, cashback e ganhos com bets. Confiras as novidades do IRPF 2026

As regras para a declaração de Imposto de Renda 2026 (que considera rendimentos recebidos no…

17 de março de 2026