Categorias: Política

Presidente do PT da Paraíba reage a mudança no estatuto e reeleição ilimitada no comando da legenda: “Totalmente contra”

PUBLICIDADE

O presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT-PB), Jackson Macedo, disse discordar da mudança no estatuto realizada pelo diretório nacional da legenda nesta segunda-feira (17). A alteração no texto prevê a reeleição sem limites para os cargos de direção do partido.

Para Macedo, com esta alteração, o PT, infelizmente se comportou de forma semelhante a um partido do Centrão. “Sou radicalmente contra o que foi aprovado hoje na Direção Nacional do PT. Eu acho que, infelizmente, o PT, nesse ponto específico, se comportou como um partido do Centrão, onde as famílias se perpetuam nos cargos de direção por anos e anos”, afirmou.

O líder partidário acrescentou que o PT não pode se tornar um partido qualquer, pois trata-se de uma legenda de esquerda que possui quadros e busca a renovação partidária. Jackso destacou que, tradicionalmente, o PT atrai a juventude para dentro do partido com o intuito de renovar e oxigenar seus quadros. “Nós não podemos fazer um grande acordo de conveniência entre aqueles que querem se perpetuar em cargo de direção”, disse.

Em seu segundo mandato, Jackson lembrou que até poderia buscar um terceiro, mas descartou a possibilidade. “Eu, particularmente, sou presidente do partido por dois mandatos e, mesmo agora, com essa decisão da Direção Nacional, eu poderia me candidatar a um terceiro, mas não vou. Porque o PT precisa se renovar, precisa trazer gente nova, gente com disposição para também construir o partido. Então, eu, particularmente, sou totalmente contra”, cravou o presidente do PT na Paraíba.

Jackson Macedo chamou atenção também para o fato de que a mudança realizada esta tarde não tenha validação, de acordo com as próprias normas internas do Partido dos Trabalhadores.

“Tem um grave procedimento regimental, estatutário. O Estatuto do PT só pode ser modificado em congresso por delegados congressuais do Partido. Esse congresso só acontece a cada cinco ou seis anos. O Diretório Nacional não tem poderes para mudar o Estatuto do PT. Isso é muito claro, é um regimento claro, é uma cláusula pétrea do PT. Artigos do nosso Estatuto, procedimentos estatutários só podem ser modificados em Congresso Partidário”, concluiu.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Diálogo com Walber e ex-prefeito de Cabedelo rejeitou atual “modelo” de gestão da cidade portuária, explica Ricardo Barbosa

Após posar ao lado do ex-prefeito de Cabedelo André Coutinho (avante) e do deputado estadual…

26 de dezembro de 2025

Nilvan Ferreira defende unidade da direita e diálogos de Walber Virgolino em Cabedelo: “Não vou fazer o que ele fez comigo”

O comunicador Nilvan Ferreira (PL) voltou a defendeu nesta sexta-feira (26), a unidade da direita…

26 de dezembro de 2025

Cabo Gilberto afirma que Bolsonaro foi forçado a indicar Flávio Bolsonaro para disputa da Presidência em 26

O deputado federal Cabo Gilberto (PL) afirmou nesta sexta-feira (26), que o ex-presidente Jair Bolsonaro…

26 de dezembro de 2025

Sebrae dispõe de cursos gratuitos sobre gestão de pessoas e liderança; saiba como se inscrever

Atividades são desenvolvidas on-line e contam com emissão de certificado Os empreendedores que se sentem…

26 de dezembro de 2025

Paraíba forma 41 novos oficiais da Polícia Militar para reforçar combate ao crime no estado

A Segurança Pública da Paraíba passa a contar com o reforço de 41 novos aspirantes…

26 de dezembro de 2025

Walber Virgolino revela detalhes de reunião com Ricardo Barbosa e André Coutinho

O deputado estadual Walber Virgolino (PL) confirmou nesta sexta-feira (26), que é pré-candidato a prefeito…

26 de dezembro de 2025