A população brasileira foi estimada em 210,1 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa com o total de habitantes dos estados e dos municípios se refere a 1° de julho de 2019 e foi publicada no “Diário Oficial da União” da última quarta-feira (28). Na Paraíba, os dados que revelam uma população total de mais de 4 milhões de habitantes vêm preocupando muitos prefeitos paraibanos que viram as populações das suas cidades reduzirem e com isso a possibilidade de diminuição das parcelas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

É que 57 municípios paraibanos apresentaram redução no número de habitantes, que é um dos elementos avaliados na definição dos valores a serem repassados pelo FPM. O recurso é fundamental para a manutenção da máquina pública em mais de 90% das administrações municipais na Paraíba.

Preocupado com essa possibilidade o gestor municipal de Boa Vista, André Gomes (PDT), que participou do Seminário “Pesquisa e Informações” promovido pela a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e IBGE, na última quarta-feira passada, no Hotel Manaíra, na capital, falou da importância das pesquisas, dados e demais publicações do IBGE, e como os gestores podem utilizá-los na realização de atividades cotidianas da administração municipal.

André Gomes lamentou que algumas comunidades rurais que recebem “total assistência” de Boa Vista são referenciadas como município de Pocinhos e isso seria um prejuízo. “Isso acarreta alguns prejuízos para Boa Vista, já estamos avançando para que estas comunidades sejam legalmente reconhecidas como de nosso município”, adiantou o prefeito de Boa Vista.

Redação

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Juíza que beneficiou Manaíra Shopping será acionada no CNJ, anuncia deputado

O deputado estadual Wilson Filho (PTB) demonstrou perplexidade nesta terça-feira (19) com a postura da juíza Flávia da Costa Lins Cavalcanti, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital. O…

Nacional bate martelo e crava Inácio Falcão na disputa pela PMCG, em 2020

O deputado e pré-candidato à Prefeitura de Campina Grande, Inácio Falcão, se reuniu com a presidente nacional do PC do B e governadora em exercício de Pernambuco, Luciana Santos, para…