A Paraíba o tempo todo  |

Boa Vista: preocupado com FPM prefeito quer que censo considere zona rural

A população brasileira foi estimada em 210,1 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa com o total de habitantes dos estados e dos municípios se refere a 1° de julho de 2019 e foi publicada no “Diário Oficial da União” da última quarta-feira (28). Na Paraíba, os dados que revelam uma população total de mais de 4 milhões de habitantes vêm preocupando muitos prefeitos paraibanos que viram as populações das suas cidades reduzirem e com isso a possibilidade de diminuição das parcelas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

É que 57 municípios paraibanos apresentaram redução no número de habitantes, que é um dos elementos avaliados na definição dos valores a serem repassados pelo FPM. O recurso é fundamental para a manutenção da máquina pública em mais de 90% das administrações municipais na Paraíba.

Preocupado com essa possibilidade o gestor municipal de Boa Vista, André Gomes (PDT), que participou do Seminário “Pesquisa e Informações” promovido pela a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e IBGE, na última quarta-feira passada, no Hotel Manaíra, na capital, falou da importância das pesquisas, dados e demais publicações do IBGE, e como os gestores podem utilizá-los na realização de atividades cotidianas da administração municipal.

André Gomes lamentou que algumas comunidades rurais que recebem “total assistência” de Boa Vista são referenciadas como município de Pocinhos e isso seria um prejuízo. “Isso acarreta alguns prejuízos para Boa Vista, já estamos avançando para que estas comunidades sejam legalmente reconhecidas como de nosso município”, adiantou o prefeito de Boa Vista.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe