O município de Patos deu, na manhã desta quarta-feira (27), mais um passo em direção à ampliação da inclusão educacional. Numa ação pioneira no estado da Paraíba, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, implantou o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDi). Que visa garantir atenção integral à criança com transtornos específicos da aprendizagem, que esteja matriculada na Rede Municipal de Ensino.
A unidade que funciona em um dos anexos do Centro de Formação Marlene César, também conta com a parceria das secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social, traz através de sua equipe multiprofissional atendimentos de psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia, educação física e odontologia, que irão suprir as demandas de assistência aos alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e demais transtornos específicos da aprendizagem, a exemplo da dislexia e da discalculia.
“Hoje é mais um dia especial, mais um dia importante para educação, mais um investimento que nós estamos fazendo. Estamos transformando a vida das pessoas e garantindo o futuro. Lançamos hoje o Núcleo de Desenvolvimento Infantil, que é verdadeiramente a inclusão. Aqui nós vamos cuidar das crianças que têm transtornos de aprendizagem da Rede Municipal de Ensino,” comentou o prefeito Nabor.
Agora, além de garantir uma educação inclusiva de qualidade com as Salas de Atendimento Especializado (AEE) nas escolas, e com os profissionais de apoio escolar, a Educação Municipal atenderá de forma integrada as necessidades de seu aluno, através dos atendimentos especializados desenvolvidos no NDi.
“Hoje tivemos a honra de inaugurar o NDi, que de forma especializada será mais um suporte para a inclusão no nosso município. Estamos orgulhosos deste momento tão significativo,” disse a secretária de Educação, Adriana Carneiro.
Com a implantação do Núcleo serão possíveis avaliações e intervenções psicoterapêuticas e psicopedagógicas personalizadas com o foco no desenvolvimento da aprendizagem e na melhoria da qualidade de vida do aluno.
“Este é um trabalho de muita responsabilidade. Aqui no NDi nós receberemos crianças com TDAH e demais transtornos específicos da aprendizagem para assisti-las juntamente com Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. Ofertaremos um atendimento multiprofissional que realmente fará a diferença neste serviço, estamos muito felizes,” comentou a coordenadora do NDi, Sônia Medeiros.
PB Agora
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou na última sexta-feira (13) o…
O presidente estadual do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro…
A sorte sorriu para João Pessoa neste sábado (14). Duas apostas registradas na capital acertaram…
Um grupo fortemente armado invadiu uma festa na madrugada deste domingo (15), no bairro Heitel…
Um ex-vereador da cidade de São Bento, no Sertão da Paraíba, foi preso nesse sábado…
O cantor paraibano Ranniery Gomes passou por um susto na tarde desse sábado (14), durante…