A Prefeitura de Bayeux decidiu anular a homologação do concurso público realizado em 2024, lançando um novo capítulo em uma crise que já movimenta a política local. A anulação foi oficializada por decreto da prefeita Tacyana Leitão (PSB), publicado no Diário Oficial do Município, e tem como base um “vício de competência” no ato de homologação.
Além de suspender novas nomeações, a prefeitura determinou que as nomeações já efetivadas sejam revisadas por meio de processo administrativo. Mesmo assim, os servidores que já tomaram posse continuarão em atividade até o encerramento da apuração.
O decreto também ordena a abertura de uma sindicância interna para investigar supostas fraudes no certame. A apuração ficará a cargo da Secretaria de Controle, Transparência e Fiscalização, que deverá analisar indícios apontados tanto por uma Comissão Orçamentária Especial quanto por processos em tramitação no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).
Entre os principais problemas identificados está a ausência do curso de formação obrigatório para o cargo de agente de trânsito. Outro ponto levantado é que a homologação foi assinada por um integrante da Comissão Organizadora sem competência legal para tal função.
A decisão do Executivo municipal ocorre em meio ao avanço das investigações da Câmara de Vereadores, que aprovou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades no concurso desde a contratação da banca organizadora.
A medida gerou reação entre os aprovados. Em entrevista à Rádio CBN João Pessoa, representantes do grupo criticaram a CPI e a anulação do concurso, sugerindo motivações políticas por trás das decisões e defendendo a validade do processo seletivo.
Redação
O comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Sérgio Fonseca, afirmou nesta terça-feira (31) que…
Nove longas-metragens do Brasil, França, Itália, Israel e EUA entram em cartaz neste mês de…
A atuação legislativa do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino, tem…
O ex-deputado federal Julian Lemos (PSB) declarou ontem, durante entrevista ao podcast Ninja Cast, do…
O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo, presidente estadual do PSB na…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), voltou deixar em aberto a possibilidade de…